Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Starbucks ganhou mais de US$ 2 bilhões em marketing espontâneo graças a Game of Thrones
Séries, TV e Streaming

Starbucks ganhou mais de US$ 2 bilhões em marketing espontâneo graças a Game of Thrones

Copo na cena da série gerou mais de dez mil matérias em jornais, rádios e TVs

João Abbade
João Abbade
08.mai.19 às 09h51
Atualizado há cerca de 6 anos
Starbucks ganhou mais de US$ 2 bilhões em marketing espontâneo graças a Game of Thrones

O copo nem era da marca Starbucks, era de uma equipe de alimentação interna que trabalhava no set de filmagens aquele dia. Mas o recipiente, que acabou ficando na mesa da sala comunal de Westeros e vazou em uma das filmagens, ganhou tração na internet por ser visualmente semelhante com os recipientes da rede de cafeterias mais hipster do mundo. Essa gafe por parte da HBO fez com que a marca ganhasse uma estimativa de US$ 2,3 bilhões em marketing espontâneo durante os três primeiros dias desta semana, um número extraordinário e que dificilmente acontecerá novamente, segundo analistas especializados em marketing na televisão.

O cálculo monetário dessa ação despretensiosa foi feito por Stancy Jones, o CEO da firma de marketing Hollywood Branded, uma agência especializada em marketing indireto (product placement) em filmes, séries e em vídeos de influenciadoresDe acordo com a pesquisa feita por Jones, o copo de Game of Thrones foi atrelado a marca Starbucks mais de dez mil vezes em sites de internet, jornais, rádios e televisões ao redor mundo. "Esta é uma colisão de oportunidades únicas para a Starbucks", analisou ela em entrevista ao CNBC. "Mas, na verdade, esses dados são só a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca-a-boca nas mídias sociais em cima disso."

Já a companhia de monitoramento social Talkwalker conseguiu monitorar mais de 193 mil menções no Twitter citando GoT e Starbucks nas primeiras 48 horas após o episódio The Last Starks ir ao ar.

Mas só o fato de um copo de café genérico ser amplamente reconhecido como "o copo da Starbucks" já mostrou o poder da marca antes mesmo de ganhar esses bilhões de graça. Curioso é que o copo apareceu na cena justamente na semana em que a cafeteria lançou seu drink tematizado de dragão — o que tem tudo a ver com a série da HBO. Mais uma coincidência inusitada, né?!

Os dois próximos capítulos de Game of Thrones serão mais longos e terão terão 80 minutos cada.

Game of Thrones é exibida sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília), na HBO com transmissão simultânea no HBO Go.


Arte da vitrine: @fedecamarotti

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais