Game of Thrones | Daenerys vai enlouquecer?

Família Targaryen tem um longo histórico de loucura

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Game of Thrones | Daenerys vai enlouquecer?

Com a guerra pelo Trono de Ferro se desenhando em Game of Thrones, muitos fãs estão questionando algumas das atitudes de Daenerys Targaryen, com teorias que apontam para a possível loucura da Khaleesi, que pode ter o mesmo destino que seu falecido pai.

[Atenção! Spoilers de Game of Thrones abaixo]

Daenerys é filha de Aerys II Targaryen, o 17º membro da família dos dragões a ocupar o Trono de Ferro. Aerys ficou conhecido como o Rei Louco, principalmente por sua paranoia e mania de perseguição.

No ano 281 d.C., Aerys II acreditava que Rickard e Brandon Stark, o pai e o irmão de Ned, estavam organizando uma conspiração contra o príncipe Rhaegar. O Rei Louco então ordenou que o patriarca dos lobos fosse queimado em Fogovivo, enquanto Brandon assistia, com o pescoço amarrado a uma corda na parede. Ambos acabaram morrendo nessa ocasião.

A morte de Rickard e Brandon fez com que as casas Stark, Baratheon, Arryn e Tully se rebelassem contra o reinado de Aerys II. A chamada Guerra do Usurpador culminou em uma grande crise de loucura em Aerys, que, no alto de sua paranoia, ordenou para que se queimasse Porto Real usando Fogovivo, o que teria acontecido, se não fosse o ataque rápido de Jaime Lannister, à época líder da Guarda Real, que matou o Rei Louco e impediu que a tragédia acontecesse. A partir de então, a dinastia Targaryen foi encerrada, e o reinado Baratheon começou.

Aerys II é apenas um dos Targaryen que acabou enlouquecendo. A propensão à paranoia e à crueldade é um traço tão comum na família dos dragões que o termo “Loucura Targaryen” é comumente usado por todos os Sete Reinos.

No quarto episódio da oitava temporada, Daenerys começou a demonstrar alguns traços mais fortes de paranoia, acreditando que intrigas contra ela estavam se formando. Com a morte do dragão Rhaegal e de Missandei, é possível que ela enlouqueça de vez, não medindo nenhum tipo de esforço para matar Cersei, tomar Porto Real e ocupar, finalmente, o Trono de Ferro.

No diálogo que Varys tem com Tyrion, os dois Conselheiros da Rainha levantam, pela primeira vez, a possibilidade de que talvez ela não seja a pessoa ideal para se governar os Sete Reinos, já que demonstrou alguns traços de tirania. Com Jon sem nenhuma vontade de sentar no Trono de Ferro, caso a Mãe dos Dragões realmente enlouqueça, será necessário encontrar uma nova forma de se reinar, com uma nova dinastia no poder ou até mesmo criar o conceito de democracia, comum no nosso mundo, porém totalmente inédito para Westeros.

Apesar de ser mais curta, a última temporada de GoT tem episódios mais longos, incluindo a Batalha de Winterfell que durou mais de uma hora. Os dois primeiros capítulos exibidos foram mais curtos, com 60 minutos cada; já os dois terão 80min cada.

A oitava e última temporada de Game of Thrones estreou no último dia 14 de abril; os outros dois episódios remanescentes da série serão exibidos sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília), na HBO com transmissão simultânea no HBO Go.