O retorno de Palpatine foi uma surpresa para muitos fãs, mas parece que isso estava planejado desde o início da nova trilogia de Star Wars.
Em entrevista para o site Uproxx, J.J. Abrams explicou que teve a ideia da aparição "surpresa" do vilão antes mesmo da história de O Despertar da Força estar completa.
O diretor ainda emendou que seria quase impossível Palpatine não aparecer na trilogia por ser uma figura tão importante para a franquia.
Se você olhar para esses nove capítulos como um todo, talvez seja estranho se Palpatine não retornasse. Se você prestar atenção no que ele fala, quem ele é e em sua importância para a história — faz sua ausência na nova trilogia ser, curiosamente, estranha. Seria muito estranho. Isso não quer dizer que sempre sabíamos que ele ia voltar. Mas quando eu trabalhei em O Despertar da Força com Larry Kasdan, não poderíamos deixar isso passar.
Abrams ainda explicou que o retorno acabou ficando para A Ascensão Skywalker porque parecia o mais natural para a história, mas reforça que os roteiristas debateram muito sobre essa decisão.
- Star Wars | Equipe se reuniu com George Lucas antes de fazer A Ascensão Skywalker
- J.J. Abrams revela duração de Star Wars: A Ascensão Skywalker
- Star Wars: A Ascensão Skywalker | Rey entra em ação em clipe e teaser inéditos
A atual trilogia chega ao fim com o próximo longa, dirigido por J.J. Abrams (O Despertar da Força), que também escreve o roteiro ao lado de Chris Terrio (Batman vs Superman).
O elenco conta com o retorno de Oscar Isaac, John Boyega, Mark Hamill, Daisy Ridley, Billy Dee Williams, Carrie Fisher, Adam Driver e outros.
Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia marcada para 19 de dezembro de 2019.