Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Sega celebra os 25 anos de Sonic com vídeo especial de trajetória do personagem
Games

Sega celebra os 25 anos de Sonic com vídeo especial de trajetória do personagem

Primeiro jogo foi lançado em 23 de junho de 1991

Bruno Izidro
Bruno Izidro
23.jun.16 às 17h49
Atualizado há quase 9 anos
Sega celebra os 25 anos de Sonic com vídeo especial de trajetória do personagem

Foi em um dia 23 de junho como esse, só que em 1991, que Sonic The Hedgehog chegou ao Mega Drive para mudar de vez a história da Sega, dos videogames e de muitos jogadores ao redor do mundo. Para celebrar a data, a empresa divulgou um vídeo que mostra a evolução do ouriço desde o primeiro jogo até o recente (e bem criticado) Sonic Boom.

No final, ainda indica que mais novidades sobre os 25 anos devem aparecer em breve. Assista (em inglês):

Watch on YouTube

25 anos de correria

Sonic The Hedgehog jogo foi lançado primeiro nos EUA e só um mês depois no Japão, talvez porque a Sega estava apostando todas as fichas no ouriço para vencer a então toda-poderosa Nintendo e seu Super Mario em território americano. Deu super certo. Sonic alavancou as vendas do Mega Drive, que começou a competir de igual com o Super Nintendo e iniciou a acirrada “guerra dos consoles” que lembramos dos anos 1990.

Foi por causa do encanador bigodudo, aliás, que a Sega pediu que um time interno de desenvolvedores criasse um novo mascote para a empresa, já que Alex Kidd não tinha dado certo. Isso foi em 1990 e, pouco tempo depois, o ouriço azul ganhou vida.

Sonic_25

Esse time era chamado de Sega AM8, mas durante o desenvolvimento de Sonic The Hedgehog mudou o nome para Sonic Team, que existe até hoje e é o estúdio responsável pelos principais títulos do ouriço.

Needlemouse

Os pais do Sonic foram o programador Yuji Naka e o artista Naoto Ohshima e, logo quando foi criado, tinha o nome de “Mr. Needlemouse”, já que Ohshima revelou, tempos depois, que pegou inspiração do Gato Felix e de Mickey Mouse para criar o personagem. Pra completar, os espinhos vieram do ouriço - animal em que Sonic é oficialmente baseado -  e a cor azul foi por causa da logo da Sega.

Se o design do personagem tinha o carisma necessário, o jogo também era divertido na medida certa para fazer muitas crianças preferirem o console da Sega em vez do Super Nintendo. O principal motivo, claro, era o ritmo acelerado das primeiras fases e fazer o personagem correr tanto para se transformar em uma bola azul pela tela.

Watch on YouTube

Hoje em dia, ainda é possível jogar esse clássico em várias plataformas. Sonic The Hedgehog está disponível no Steam (inclusive em promoção no Summer Sale), na coletânea Sega 3D Classics Collection do Nintendo 3DS, na PS Store (mas só a americana) e até para smartphones Android e iOS.

 

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast