Uma nova espécie de perereca descoberta no Equador foi batizada em homenagem ao autor de O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien.
A fêmea Hyloscirtus tolkieni foi encontrada no Parque Nacional de Río Negro-Sopladora, na região de florestas de montanhas dos Andes. De acordo com os pesquisadores que fizeram a descoberta, as cores da anfíbia remetem a seres que poderiam ser encontrados na Terra-média do universo de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Ela possui dorso verde acinzentado, manchas amarelas e pretas e íris rosa pálido.
Apenas uma perereca foi identificada e a possibilidade da espécie recém descoberta estar em extinção foi levantada. Porém, não há dados o suficiente para confirmar a hipótese. Segundo o artigo sobre a descoberta:
"A localidade de H. tolkieni é oficialmente protegida como parte do Parque Nacional Río Negro-Sopladora, uma área protegida criada em 2018 onde ocorreu pouca perda de habitat. Grandes áreas florestais permanecem não estudadas no parque nacional, e a espécie pode ter uma distribuição mais ampla além do entorno imediato de sua localidade [identificada]."
Confira imagens da espécie recém-descoberta abaixo:

- 5 filmes MUITO longos de Hollywood para você assistir
- The Lord of the Rings: Gollum ganha nova janela de lançamento
Os pesquisadores concluem que ações urgentes de pesquisa e monitoramento devem ser tomadas para aprofundar conhecimentos sobre as características comportamentais, populacionais e ecológicas da nova espécie Hyloscirtus tolkieni.
Fontes: Conexão Planeta, ZooKeys