Realizada entre os dias 5 e 8 deste mês, em Las Vegas, a edição 2022 da CES tem apresentado diversos gadgets e novas tecnologias impressionantes. Uma delas é a robô humanoide Ameca, desenvolvida pela empresa britânica Engineered Arts.
Com tamanho real de um ser humano, a robô é capaz de simular expressões faciais e emoções, através de musculatura facial artificial. Em um vídeo publicado no YouTube por um dos espectadores do evento, a robô explica um pouco da sua funcionalidade:
“Eu sou uma plataforma de pesquisa para a interação humano-robô. Para se comunicar com pessoas, um robô como eu precisa de características humanas. Eu possuo um rosto expressivo, capaz de exibir emoções. Meus braços, mãos e corpo são projetados para realizar gestos expressivos. Sou uma maravilhosa plataforma de pesquisa.”
Em entrevista à agência de notícias AFP, o diretor de operações da Engineered Arts, Morgan Roe, explica: “Desenvolvemos a Ameca para ser o mais parecida possível com os humanos em movimento”.
A Ameca também é capaz de mover os dedos da mão e simular outros gestos humanos. Curiosamente, ela apresenta características de design similares às máquinas de Eu, Robô (2004), adaptação cinematográfica da obra de Isaac Asimov.
Tida como uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a CES segue até o dia 8 de janeiro, em formato híbrido presencial e online.