A Microsoft começou a apostar no ramo de jogos por streaming com o Project xCloud, um serviço que permite que assinantes do Xbox Game Pass Ultimate joguem diretamente de dispositivos móveis.
A ideia é simples: manter a jogatina sempre ao alcance do jogador, como se ele tivesse um portátil poderoso que o deixa jogar títulos pesados como Gears 5 e Halo — e até aqueles voltados para multiplayer online —, que normalmente não são jogáveis fora dos consoles de mesa.
Para entender melhor como o serviço funcionará para os brasileiros, testamos o xCloud em acesso antecipado, tendo acesso desde indies a títulos triple A.
Como o xCloud funciona?
O xCloud funciona por meio da nuvem, então não é preciso instalar nada para jogar. Mas é necessário ter uma conexão, boa e estável com a internet.
A Microsoft recomenda a conexão de 5 GHz para que não haja travamentos, latência ou resolução baixa. E nossos testes, feitos com 2,4 GHz e 5 GHz, comprovam a recomendação que gera uma experiência praticamente perfeita, mas também mostram que é possível jogar com banda larga inferior, tendo alguns dos problemas citados — mas que, no fim, não comprometem a jogatina.
Para começar a jogar, é preciso instalar o aplicativo do xCloud e logar com a gamertag. Então é só conectar um controle — podendo ser de Xbox One, de Series X ou até o DualShock 4 — via Bluetooth com o aparelho. E pronto!

Toda a biblioteca do Game Pass fica disponível para jogar, e o progresso feito pelo jogador nos títulos é salvo e automaticamente transferido entre o console e o xCloud.
É recomendável usar um suporte para acoplar o controle no dispositivo móvel, resultando em uma experiência mais agradável. Mas, se não conseguir contar com um controle, o serviço também disponibiliza um “quebra-galho” para alguns jogos: controles de toque.
Com eles, os botões aparecem como uma interface levemente translúcida na tela, possibilitando que o usuário ainda jogue. Mas a disposição é um tanto confusa e, na prática, a ideia não funciona tão bem e depende do quanto o jogador é acostumado com jogos mobile com os comandos diretamente na tela.
Em nossa experiência, a jogatina ficou mais difícil principalmente por conta da quantidade de botões próximos. Então jogar títulos que requerem mais rapidez no gameplay, como Hellblade: Senua’s Sacrifice, não deu lá muito certo.

Atualmente, os controles de toque estão disponíveis para cerca de 20 títulos, mas a Microsoft está trabalhando com os desenvolvedores para adicionar essa opção a mais games.
Afinal, é uma boa experiência?
De forma geral, o Project xCloud funcionou sem muitos problemas em nossas mãos, apenas erros ligados à banda larga e não ao que o serviço oferece. No entanto, isso é algo importante a ressaltar: a experiência não é tão agradável sem uma conexão minimamente estável.
As impressões que ficam são surpreendentemente positivas, vindas de alguém que nunca conseguiu jogar direto pela tela de um celular, justamente por conta do tamanho e da falta de jogos que geralmente vemos apenas em consoles e PC.
A sensação é de que o xCloud é como um Xbox portátil, oferecendo um ótimo complemento à jogatina. Você está na missão final de um game e precisa sair, mas não quer parar de jogar, nem ficar carregando seu console de um lado para outro? Só ligar o celular ou tablet de onde estiver e aproveitar.
A ideia é simples e funciona, ainda mais se tratando de um serviço que será oferecido gratuitamente para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. O projeto ainda promete se expandir para Smart TVs, o que certamente o deixará ainda mais relevante se realmente acontecer.
Por enquanto, o serviço está compatível apenas com aparelhos Android. É possível se registrar para participar do acesso antecipado clicando aqui.