Peter Pan é um personagem que já ganhou várias adaptações e a Disney adicionou mais um live-action nessa videoteca em 2023. Disponibilizado diretamente no streaming, Peter Pan & Wendy pisa nas firmes bases da animação de 1953, mas toca o coração de maneira bastante real.
A história é a mesma que muitos já conhecem: os irmãos Wendy, João e Miguel são visitados pelo famoso menino dos contos de dormir e ganham uma aventura na Terra do Nunca - com direito a Meninos (e Meninas) Perdidos, pozinho mágico e piratas. No entanto, esse longa se diferencia muito positivamente ao colocar crianças verdadeiras em foco.
Os holofotes da produção ficam, claro, sobre Peter Pan e Capitão Gancho. Alexander Molony dá vida a um garoto de 12 anos muito real, que se comporta como uma criança cheia de si e que ainda precisa entender as complexidades das relações interpessoais. Não é à toa que, ao longo das quase 2 horas da produção, vemos um processo de aprendizagem que qualquer pessoa já passou ou vai passar.
Jude Law também brilha ao interpretar um Gancho que foge da caricatura ou superficialidade. O ator oferece uma carga dramática que convence de que, na mesma pessoa, habitam um homem perverso e um menino magoado. E, claro, não deixa de mostrar um lado cômico quando necessário.
Aqui também é válido mencionar que Peter Pan & Wendy acerta em adicionar relações mais profundas entre os dois rivais. O passado e elo da dupla é explorado de forma a se encaixar naturalmente no enredo, desconstruindo a ideia de "vilão" e "herói" puramente opostos e respondendo algumas questões que, de início, parecem misteriosas. Tal ponto fortalece os tons de cinza dos personagens e aproxima a história clássica da Disney do mundo real.
Apesar de Pan e Gancho chamarem mais a atenção por conta desses aspectos, os coadjuvantes do longa não ficam largados às traças. Há uma construção que desperta o interesse na segunda camada de pessoas em cena, seja pelo humor de piratas ou imponência assertiva.
Já Wendy, que também dá nome ao filme, serve mais como "fio condutor". A garota é bem interpretada por Ever Anderson, tem seus momentos em evidência, mas passa a sensação de ser "a pequena adulta" que a narrativa precisa para sustentar a moral da história.
Por fim, a ambientação do projeto oferece um ar que poderia convencer alguém de que a Terra do Nunca é, na verdade, uma ilha em algum ponto do oceano que poderia ser encontrada de fato. Os efeitos especiais bem feitos ajudam a imergir na magia e a aventura é gostosa de assistir - mesmo com alguns probleminhas discretos de continuidade de cenas.
- Live-action de A Pequena Sereia pode ter mais de 2 horas de duração
- Filme live-action de Aristogatas ganha diretor
Peter Pan & Wendy adiciona uma carga emocional diferenciada à animação de 1953 e confia em seu elenco para narrar uma aventura de crianças quase reais, todas passando pelo processo de crescer de maneiras distintas. O filme diverte, tem momentos de ação na medida do efetivo, sem grandes exageros, e emociona ao aprofundar relações e sentimentos.
A produção já está disponível no Disney+.