A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que fará uma avaliação formal do incidente entre Will Smith e Chris Rock no Oscar 2022.
Anteriormente, a organização fez um breve comunicado nas redes sociais, afirmando que não "tolera violência de nenhuma forma". Mas agora, em um texto maior publicado pela Variety, a Academia confirmou que vai "explorar ações" sobre o que aconteceu:
"A Academia condena as ações do Sr. Smith na cerimônia da noite passada. Iniciamos uma avaliação formal em torno do incidente, e vamos explorar outras ações e consequências, de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia".
Na noite de ontem (27), Rock subiu ao palco para apresentar um dos prêmios e fez uma "piada" com Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. O comediante afirmou que ela poderia fazer a nova versão de G.I. Jane, filme em que Demi Moore interpreta uma personagem careca.
Após a frase, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa em Rock, que continuou a apresentação do prêmio. No momento, não ficou claro se o incidente tinha sido encenado ou não, mas tudo ficou claro com o discurso de Smith, que venceu o prêmio de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs.
Ao subir ao palco para receber a estatueta, Smith falou sobre "defender a família" e se desculpou com a Academia, brincando que esperava ser convidado novamente para a cerimônia de 2023.
- Oscar 2022: Tapa na cara, homenagens e poucas surpresas marcam cerimônia
- Oscar 2022: surpresas e esnobados da cerimônia
Vale lembrar que Jada Pinkett Smith tem alopecia, uma condição que causa a queda capilar e é o motivo pelo qual a atriz, hoje em dia, aparece de cabeça raspada.
Fique ligado no NerdBunker para saber mais sobre o caso.