Oscar 2022: surpresas e esnobados da cerimônia

Ano não teve muitos prêmios inesperados, mas alguns longas saíram sem vitórias

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Oscar 2022: surpresas e esnobados da cerimônia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou a 94ª cerimônia do Oscar, que ficou marcada pelo desentendimento entre Will Smith e Chris Rock no palco – saiba mais aqui.

Já na parte dos vencedores, a Academia entregou vários prêmios dentro do previsível, seguindo algumas vitórias de outras premiações. As maiores surpresas ficaram pelas votações populares e por algumas produções cotadas que terminaram a noite sem nenhuma estatueta.

Na lista abaixo, falamos sobre as maiores surpresas e os esnobados da premiação.

Ataque dos Cães – Esnobado

Indicado em 12 categorias, o longa da Netflix venceu em Melhor Direção, prêmio entregue a Jane Campion. Ainda que a vitória seja importante (Campion se tornou a terceira mulher a vencer a categoria), o longa era cotado para receber mais estatuetas na noite.

Army of the Dead – Surpresa

Para deixar a cerimônia mais popular, a Academia incluiu duas categorias de voto do público (que não tiveram uma estatueta, mas foram citadas na cerimônia), e Army of the Dead ficou em primeiro lugar, desbancando os favoritos Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Cinderela.

Também vale citar como surpresa a categoria popular de Momento Mais Vibrante do Cinema, que ficou com uma cena do Flash em Liga da Justiça de Zack Snyder.

Não Olhe Para Cima – Esnobado

Quando foi lançado na Netflix, Não Olhe Para Cima se tornou um fenômeno, que foi potencializado pelas quatro indicações ao Oscar 2022. O filme, no entanto, não levou nenhum prêmio na noite.

Jessica Chastain – Surpresa

Como acontece em todos os anos, a categoria de Melhor Atriz foi uma das mais disputadas da noite. A performance de Jessica Chastain em Os Olhos de Tammy Faye estava entre os destaques, mas também concorria com nomes fortes: Olivia Colman, Penélope Cruz, Nicole Kidman e Kristen Stewart. A vitória foi uma surpresa positiva.

Licorice Pizza – Esnobado

O longa dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Alana Haim era cotado nas categorias de Direção e Roteiro, mas terminou a noite sem nenhum prêmio.

Duna – Surpresa

Ainda que tenha a parte técnica como um de seus destaques, Duna surpreendeu ao vencer seis estatuetas da área, incluindo Melhor Design de Produção e Melhor Fotografia – em que Ataque dos Cães estava cotado como um dos favoritos.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1