Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Nintendo não planeja localizar jogos já lançados para português brasileiro
Games

Nintendo não planeja localizar jogos já lançados para português brasileiro

Conversamos com Bill van Zyll, gerente geral da Nintendo of America para a América Latina, na BGS 2023

Tayná Garcia
Tayná Garcia
12.out.23 às 18h15
Atualizado há 8 meses
Nintendo não planeja localizar jogos já lançados para português brasileiro
Super Mario Odyssey/Nintendo/Reprodução

A Nintendo provou nos últimos anos que voltou a prestar atenção nos fãs brasileiros, mas com um progresso ainda lento — principalmente em relação à localização em português dos jogos da marca.

Durante a BGS 2023, feira de games que acontece anualmente em São Paulo, tivemos a oportunidade de conversar com Bill van Zyll, diretor sênior e gerente geral da Nintendo of America para a América Latina, sobre os planos da empresa japonesa para o Brasil.

Segundo o executivo, o processo de localização dos jogos da Nintendo em português brasileiro ainda é caminha lentamente porque engloba diversos fatores, indo além de apenas ter uma equipe focada na tradução.

“O processo de localização é bem intrínseco. A Nintendo se preocupa muito com a qualidade de cada jogo e de fazer muito bem tudo que está relacionado a ele. A localização faz parte disso. Não é apenas sobre traduzir, mas capturar a mesma emoção e mesmos sentimentos. É um processo minucioso. Em relação à localização no Brasil, estamos progredindo gradualmente. Estávamos na estaca zero, e nossa meta é chegar a 100% — ou seja, localizar todo jogo no futuro. Estamos construindo recursos e capacidades para fazer a localização propriamente.”

Alguns jogos recentes da Nintendo chegaram com localização brasileira nos últimos anos, como Super Mario Party, Mario Strikers: Battle League e Pikmin 4. Mas muitos outros títulos de peso da marca, como o aclamado Zelda: Tears of the Kingdom, não tiveram o mesmo tratamento.

Como resposta, van Zyll explica que a seleção dos jogos que terão localização PT-BR também é complicada e envolve diversos fatores, sendo uma escolha complicada e minuciosa que é tomada pela empresa. “Nosso objetivo é localizar todos os jogos, mas, nesse meio tempo, temos que priorizar. E há muitos fatores envolvidos nisso, como depender de qual é o jogo, quão necessária é a localização [para o jogo], quantos recursos e requisitos são precisos para isso”, afirma. “É uma decisão difícil. Como não conseguimos localizar tudo, temos que escolher cuidadosamente.”

Sobre a possibilidade de jogos já lançados da Nintendo serem atualizados com localização em português brasileiro no futuro, o executivo deu uma resposta negativa — mais uma vez, explicando que é um progresso com várias complicações.

“O processo de localização envolve várias coisas. Não é só encontrar um tradutor para traduzir. Você precisa do envolvimento dos desenvolvedores porque envolve muitas partes diferentes da equipe do jogo. E o desafio que temos com os jogos que já foram lançados — ou seja, já passou por toda a etapa de marketing — é que a equipe principal [de desenvolvedores] já se dispersou e começou a focar em outros projetos. Então, se voltarmos para um jogo depois do lançamento, não existe mais essa equipe principal. [...] Localização realmente precisa do envolvimento de toda a equipe de desenvolvimento, por isso que vocês não verão muitos jogos que foram lançados previamente sendo localizados.”

Por fim, van Zyll volta a reforçar que a meta da Nintendo é alinhar o Brasil com os demais países em relação à presença oficial da marca, incluindo mídia física, periféricos e localização nos jogos. “Começamos em 2018, trazendo conteúdo digital para o Brasil e, a cada ano, estamos tentando trazer mais novidades. [...] Então olhamos para trás e estamos vendo um progresso. Mas isso não é desculpa. Ouvimos os fãs em alto e bom som, mas pedimos paciência mais uma vez. Queremos garantir que o que construímos é a longo prazo. Não queremos tomar passos rápidos e tudo desabar depois”, finaliza.

Alguns dos destaques entre as novidades da Nintendo para os fãs brasileiros são versões localizadas em português brasileiro de Super Mario Bros. Wonder e Princess Peach: Showtime!, além da mídia física do aguardado Super Mario RPG.

A BGS 2023 acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Fique de olho no NerdBunker para não perder nenhuma novidade. Siga nossos perfis nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast