Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Criador de Mother 3 diz para cobrar a Nintendo por lançamento fora do Japão
Games

Criador de Mother 3 diz para cobrar a Nintendo por lançamento fora do Japão

Clássico cult de 2006 chegará ao Switch Online mas nunca foi lançado fora do país e nem oficialmente traduzido do japonês

Arthur Eloi
Arthur Eloi
24.fev.24 às 18h25
Atualizado há cerca de 1 ano
Criador de Mother 3 diz para cobrar a Nintendo por lançamento fora do Japão
Mother 3 (2006)/Divulgação

Mother 3, o terceiro jogo da franquia EarthBound, já se tornou uma piada recorrente. Lançado para Game Boy Advance em 2006 no Japão, o clássico nunca saiu do país e nem ganhou tradução para qualquer outro idioma. A Nintendo anunciou que o game chegará ao serviço Switch Online… mas, novamente, apenas no Japão.

Isso, claro, trouxe uma infinidade de pedidos por um lançamento global e tradução para outros idiomas — no mínimo, para o inglês. O criador Shigesato Itoi, por sua vez, afirmou que não teve papel nessa decisão e pediu para ir bater boca com a Nintendo.

Após o anúncio, Itoi apenas postou: “Por favor, fale com a Nintendo sobre isso, não comigo”. Curiosamente, o ex-presidente da Nintendo, Reggie Fils-Aimé, aproveitou a postagem para ‘celebrar’ que não é mais sua responsabilidade, compartilhando a fala de Itoi e dizendo “Isso já não é mais comigo, também”.

Em quase duas décadas, não há muitas explicações para a decisão de manter Mother 3 preso no Japão. No passado, o produtor Shinichi Kameoka afirmou que o estilo de escrita de Itoi criou algo muito desafiador de traduzir. Reggie Fils-Aimé, por sua vez, chegou a dizer que é só a forma como a Nintendo trabalha.

Seja como for, a única forma de jogar Mother 3 sem entender japonês é através de traduções feitas por fãs. Os outros dois jogos da franquia EarthBound, porém, podem ser curtidos oficialmente no Switch Online, com textos em inglês.

Fonte: Eurogamer

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais