A nova administração do Twitter tem recebido muitas reações negativas nas últimas semanas, fazendo com que os usuários busquem por uma nova rede social para chamar de lar. Entre as opções emergentes, o Koo, aplicativo indiano com um nome bastante divertido para os brasileiros, tem chamado atenção.
[Atenção: muitas frases desse texto podem ter se tornado piadinhas ambíguas para maiores de 18 anos. Siga em frente com consciência disso e acredite: não foi de propósito]
O que é o Koo?
O Koo é uma rede social criada na Índia em 2020. A ideia inicial era alcançar indianos que não falam inglês, mas ela acabou crescendo às custas de turbulências no mundo do passarinho azul. Tensões políticas entre o governo indiano e o Twitter foram/são um dos principais motivos para o surgimento e ascensão da plataforma.
A página oficial do aplicativo diz que o Koo já alcançou mais de 100 países e soma mais de 50 milhões de downloads. De acordo com co-fundador Mayank Bidawatka (via BBC), a meta atual é chegar aos 100 milhões de usuários até o final de 2022.
Alternativa para o Twitter
Não é preciso navegar muito para saber que a proposta do Koo é muito semelhante à do Twitter. Com o mesmo bordão ("Know what's happening" ou "Saiba o que está acontecendo"), o objetivo é ser uma rede social microblog.
O visual do app é um pouco diferente, mas praticamente todas as ferramentas essenciais do Twitter estão presentes. O feed inicialmente cronológico, os 400 caracteres, a aba explorar/pesquisar, menções, Trending Topics, sugestões de pessoas para seguir, chat privado, etc. - tudo está lá.
No entanto, existem alguns recursos diferentes. A possibilidade de fazer uma publicação em vários idiomas simultaneamente e colocar várias imagens como "foto de perfil" são exemplos rápidos.
Atualmente, o aplicativo não tem suporte para os idiomas português e espanhol, mas serão adicionados em breve.
- Mastodon: saiba como criar uma conta na nova rede social
- Criador do Twitter lançará Bluesky, nova rede social descentralizada
O Koo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS pelas suas respectivas lojas de aplicativo. Também existe a possiblidade de usá-lo pelo PC, através da versão web compatível com qualquer um dos principais navegadores.