Com a derrota de Thanos em Vingadores: Ultimato (2019), o Universo Marvel dos cinemas precisou de um novo grande vilão. Esse posto passou a ser ocupado por Kang (Jonathan Majors), personagem de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania que chega acompanhado de diferentes versões alternativas.
Antagonista da Saga do Multiverso, Kang foi apresentado como um personagem cheio de “Variantes”, nome dado a versões alternativas do mesmo personagem. Pensando nisso, reunimos abaixo uma lista completa com todas as Variantes do próximo vilão dos Vingadores para que você não se perca. Confira abaixo:
- O que Homem-Formiga 3 diz sobre o futuro da Marvel no cinema
- Leia a crítica de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
[A partir daqui, spoilers de Loki e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania]
1 - Aquele Que Permanece

É justo dizer que as Variantes de Kang chegaram ao MCU antes dele. A série Loki apresentou Aquele Que Permanece, o responsável por cuidar do multiverso da Marvel.
No final da primeira temporada, ele explica que suas versões alternativas travaram uma Guerra Multiversal que causou a destruição de incontáveis realidades paralelas do Multiverso. O conflito só chegou ao fim quando ele usou a criatura mágica Alioth para destruir algumas de suas variantes e os universos que eles habitam.
Para evitar outra guerra, ele isolou algumas realidades paralelas que poderiam conviver em harmonia e as uniu na “Linha do Tempo Sagrada”, que era fiscalizada e protegida pela Autoridade de Variação Temporal (AVT). Com a desculpa de manter a paz no multiverso, a agência destruía linhas do tempo alternativas e matava as variantes que lá habitavam.
Isso até a conclusão da série, quando Sylvie (Sophia Di Martino) matou Aquele Que Permanece por vingança, já que a AVT destruiu sua linha do tempo e quase a matou. O vilão previu essa possibilidade e alertou que ser morto poderia abrir as portas para que suas Variantes causassem caos pelo multiverso.
2 - Kang

Após a promessa em Loki, Kang deu as caras em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. O filme explica que o vilão entrou na Guerra Multiversal por ter ficado irritado com a forma irresponsável que suas variantes brincaram com o multiverso, causando a destruição de vários universos por causa das Incursões – aquelas apresentadas em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Com o fim do combate, ele foi exilado por suas versões alternativas no Reino Quântico, de onde pretendia escapar para se vingar de seus captores. Essa vingança, segundo ele, seria uma forma de proteger o multiverso, já que suas variantes são perigosas e certamente vão se unir para causar caos novamente.
Repetindo o discurso de Aquele Que Permanece, Kang encontra o mesmo fim ao ser morto no final de Quantumania. Provando que ele estava parcialmente certo, a cena pós-créditos do filme mostra centenas de variantes se unindo para dar um jeito em quem está mexendo no multiverso. Ou seja, personagens como Doutor Estranho, Homem-Aranha, Loki e além.
3 - Rama-Tut

Uma das variantes mostradas na pós-créditos de Quantumania é Rama-Tut, que aparece com um visual de faraó. Nas HQs, Rama-Tut é apresentado como um criminoso nascido no ano 3000 que usa a avançada tecnologia de seu tempo para voltar ao passado e conquistar o antigo Egito.
Ainda não se sabe se os cinemas seguirão essa trama. Porém, o MCU já havia feito menção a Rama-Tut na série Cavaleiro da Lua, que mostra o capanga do grande vilão vestindo uma jaqueta em referência a ele. Nós explicamos a referência aqui no NerdBunker.
4 - Immortus

Outra variante mostrada ao fim de Homem-Formiga 3 é Immortus, o responsável por convocar as variantes para preparar o ataque ao multiverso. Nos quadrinhos, ele se torna aliado dos Guardiões do Tempo e passa a agir para preservar as linhas do tempo ao invés de conquistá-las, como suas versões alternativas.
5 - Victor Timely

A segunda cena pós-créditos de Quantumania mostra Loki (Tom Hiddleston) e Mobius (Owen Wilson) assistindo a uma apresentação da variante Victor Timely, que mostra uma máquina enquanto diz acreditar que a humanidade pode moldar o tempo.
Nos quadrinhos, Timely é uma versão de Kang que voltou ao início do século XX e se tornou prefeito de uma cidade, onde criou as Indústrias Timely, um conglomerado de empresas de tecnologia.
Vale notar que o sobrenome “Timely” esconde um easter-egg. A editora hoje conhecida como Marvel Comics nasceu em 1939 como Timely Comics e teve como uma de suas primeiras publicações a revista “Marvel Comics”. O resto é história.
6 - Variantes sem nome

A primeira cena pós-créditos de Homem-Formiga 3 apresenta o "Conselho de Kangs", a reunião de várias variantes do vilão. A maior parte delas não ganha nome, como é o caso de uma terceira figura que participa da conversa com Rama-Tut e Immortus. O mais provável é que seja o Centurião Escarlate, uma versão alternativa famosa, mas que levanta dúvidas por não estar vestindo seu famoso traje vermelho.
Além dele, é possível ver muitas das variantes convocadas por Immortus em um coliseu. No local aparecem toda a variedade de Kangs, que vão desde Skrull a engravatado – que pode ser o Sr. Gryphon, CEO da Qeng Enterprises.
O último lançamento da Marvel foi Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que segue em cartaz nos cinemas brasileiros. Fique ligado no NerdBunker para mais novidades e aproveite para baixar o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.