Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Bloodborne, Call of Cthulhu e mais: 11 jogos de horror cósmico para cultuar no Halloween
Games

Bloodborne, Call of Cthulhu e mais: 11 jogos de horror cósmico para cultuar no Halloween

Um pouquinho de H.P. Lovecraft para celebrar o Dia das Bruxas!

Tayná Garcia
Tayná Garcia
31.out.24 às 15h30
Atualizado há 6 meses
Bloodborne, Call of Cthulhu e mais: 11 jogos de horror cósmico para cultuar no Halloween

Ah, o horror cósmico! Com a chegada do Halloween, não há época melhor para relembrar obras que se inspiram nas maluquices cultistas dos contos de H.P. Lovecraft. Afinal, é um subgênero do terror que está ganhando mais espaço na mídia a cada ano – e não é diferente no mundo dos videogames.

Com isso em mente, decidimos montar uma lista de recomendações com 11 jogos de horror cósmico para você passar o Dia das Bruxas bem acompanhado por um pouquinho de magia e tentáculos.

Confira abaixo:

Bloodborne

Desenvolvido pela aclamada From Software, Bloodborne é um RPG de ação ao estilo Soulsborne, com dificuldade elevada, muitos chefões para derrotar e semi mundos abertos para explorar – e que apresenta universo, conceitos e personagens inspirados no horror cósmico.

Não há adaptação direta de Lovecraft, mas toda a essência das histórias do escritor está presente. O título é um dos poucos (se não o melhor!) a realmente transmitir a sensação de que o jogador está lidando com seres e divindades, cujos motivos e existência estão além da nossa compreensão. Além da trama ainda envolver raças antigas e humanos que perderam a sanidade, em ambientações com estética gótica e com criaturas de aparências assustadoramente magistrais.

Se está à procura não apenas de um game para passar o Halloween, mas uma obra-prima do terror e dos videogames, está no lugar certo!

  • Plataformas: PlayStation 4

World of Horror

World of Horror é uma experiência única, que se inspira não apenas nas obras de H.P. Lovecraft, mas também em Junji Ito, mestre do terror nos mangás. O jogo é um point and click com foco em narrativa e estética retrô em 1-bit, que coloca você para explorar uma cidadezinha japonesa após Deuses antigos despertarem e darem início a vários eventos inexplicáveis.

Tudo isso com muita liberdade de exploração e textos para ler, então fica o aviso de que é recomendado para aqueles que curtem leitura em joguinhos. Vale também ressaltar que ainda está em acesso antecipado, mas já vale a pena conferir.

  • Plataformas: PC

The Sinking City

Com foco em narrativa, The Sinking City é um jogo de aventura e investigação em mundo aberto, que se inspira tanto em Lovecraft, que até conta com uma criatura misteriosa com tentáculos gigantes.

Você é um detetive particular que parte para investigar uma cidade que entrou em ruínas após os habitantes enlouquecerem por nenhum motivo aparente. No entanto, ele não contava que também acabaria sendo afetado pela mesma loucura ao tentar desvendar o mistério.

  • Plataformas: PC, PlayStation, Xbox, Switch

Conarium

Ao contrário dos outros títulos da lista, Conarium é um jogo de terror psicológico que se inspira de forma direta em Nas Montanhas da Loucura, de H.P. Lovecraft. A trama é ambientada anos depois da história original, colocando o jogador na pele do cientista Frank Gilman.

Com muita exploração e quebra-cabeças, o game acompanha os esforços de Gilman e outros três pesquisadores em desafiar os limites da natureza – e, é claro, tudo sai do controle. É uma experiência curta, mas imersiva e cheia de referências ao conto.

  • Plataformas: PC, PlayStation, Xbox, Switch

Darkest Dungeon

Apesar de parecer simpático, Darkest Dungeon é um RPG baseado em turnos com dificuldade elevada, incluindo mecânicas punitivas e duras. Isso porque a trama é sobre sobreviver e ter que lidar com estresses psicológicos em aventuras, enquanto enfrenta monstros terríveis no caminho.

O jogo apresenta estética gótica e sangrenta, além de elementos lovecraftianos que são traduzidos muito bem no gameplay, como um sistema de gerenciamento para cuidar não apenas da própria sanidade mental, mas dos companheiros de equipe também.

  • Plataformas: PC, PlayStation, Xbox, Switch, PS Vita

Dagon: by H.P. Lovecraft

Dagon: by H.P. Lovecraft é um jogo gratuito que adapta os acontecimentos de Dagon, um dos primeiros contos que foram escritos por Lovecraft em 1917, quando já era adulto.

É uma experiência narrativa e curtinha, mas que apresenta uma forma totalmente interativa de conhecer a história. Além de contar com cenários bem feitos que entregam uma atmosfera profunda, sendo uma ótima maneira de literalmente entrar na mente do escritor por alguns momentos.

  • Plataformas: PC

The Shore

Com foco em exploração e quebra-cabeças, The Shore é um jogo indie que se inspira em vários contos e criaturas criadas por Lovecraft – com direito até a uma aparição do próprio Cthulhu.

A trama se passa em uma ilha e acompanha a busca de um pai pela filha que desapareceu misteriosamente. No entanto, ele começa a duvidar de sua sanidade mental quando percebe que criaturas esquisitas aparecem mortas no local.

  • Plataformas: PC

Lovecraft's Untold Stories

Lovecraft's Untold Stories é um RPG de ação com elementos roguelite, que coloca o jogador para explorar fases baseadas nas histórias de Lovecraft e geradas de forma aleatória.

Com quatro personagens jogáveis e dificuldade desafiadora, o objetivo é lutar contra cultistas, aniquilar muitos monstros e solucionar quebra-cabeças enquanto procura por pistas e conhecimento para derrotar os Grandes Antigos.

  • Plataformas: PC

Eldritch

Não se engane pelos gráficos cúbicos fofos! Eldritch é um jogo de sobrevivência desafiador, em que é preciso explorar masmorras geradas aleatoriamente e enfrentar muitos horrores desconhecidos com armas, itens especiais e até magia.

O game ainda conta com níveis adicionais e gratuitos, que são inspirados no conto As Montanhas da Loucura, e mostram cultistas com cabeças de abóboras – vai dizer, perfeito para o Halloween, não é?

  • Plataformas: PC

Moons of Madness

Moons of Madness é descrito por muitos como uma experiência lovecraftiana no espaço, que se passa em Marte e coloca o jogador na pele de um astronauta que precisa investigar a origem de um sinal desconhecido – mas acaba descobrindo que há mistérios antigos escondidos ali.

É um jogo de terror psicológico, que constrói gradualmente uma atmosfera tensa que deixa quem está com o controle em mãos apreensivo o tempo inteiro. Além de fazê-lo questionar sua sanidade.

  • Plataformas: PC, PlayStation, Xbox

Call of Cthulhu

Com foco em narrativa e investigação, Call of Cthulhu é um jogo de aventura que acompanha a história de um detetive particular, que parte para uma ilha a fim de investigar a morte misteriosa de uma família.

Em pouco tempo, no entanto, ele percebe que a situação ali é bem mais grave e sobrenatural do que imaginava – e, assim como o próprio título indica, os mistérios acabam tendo uma ligação com Cthulhu, a criatura mais famosa criada por Lovecraft.

  • Plataformas: PC, PlayStation, Xbox, Switch

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais