Horizon Forbidden West já está entre nós (e nosso review também!), mas não sem ter passado por alguns adiamentos de lançamento no passado.
Agora, em entrevista para a NU.nl, o diretor Mathijs De Jonge explicou que o jogo foi adiado principalmente para evitar que a equipe da Guerrilla Games tivesse que enfrentar "crunch" — período em que desenvolvedores fazem horas extras para entregar algo dentro do prazo.
"Forbidden West poderia ter sido lançado no final do ano passado, mas então talvez teríamos que ter trabalhado horas extras. [...] Isso também teve muito peso na decisão de lançar o jogo agora. Estamos muito conscientes das desvantagens do crunch, por isso levamos muito em conta no nosso planejamento. Para dar um exemplo, não tivemos trabalho durante o Natal e todos tiveram duas semanas de descanso. A empresa estava fechada, você não podia nem ir lá trabalhar."
- Designers de Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte relatam desenvolvimento sem crunch
- CD Projekt Red exige crunch dos funcionários para finalizar Cyberpunk 2077
"Crunch" é como é chamado o período em que desenvolvedores fazem horas extras para entregar um jogo dentro do prazo. É uma prática que se tornou uma cultura dentro da indústria de games com o tempo e acabou ganhando mais espaço para debate a partir de 2018, por causa da Rockstar com Red Dead Redemption 2 (relembre o caso).
Horizon Forbidden West está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5.