Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa chegou aos cinemas com a missão de fechar a primeira trilogia do herói no MCU em uma aventura épica que deu o que falar ao longo deste ano. E para a surpresa de ninguém, a Marvel aproveitou a nova aventura para plantar sementes para o futuro de seu universo.
Ainda é cedo para saber como os eventos do longa vão impactar os próximos filmes e séries do Marvel Studios. Porém, vale a pena destacar alguns deles para acompanhar bem de perto os frutos da nova história do Cabeça de Teia. Para isso, reunimos abaixo as principais pistas do futuro do MCU deixadas por Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa:
- Leia a crítica de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
- Saiba onde assistir a todos os filmes do Homem-Aranha no streaming
[Atenção! A partir daqui spoilers de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa]
Doutor Estranho e o multiverso
O grande gancho deixado por Sem Volta Para Casa é a chegada definitiva do multiverso. Após os eventos da série Loki, o novo filme do Homem-Aranha finalmente abriu as portas para outras realidades, deixando o assunto pronto para ser retomado no próximo filme do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch).
Com estreia marcada para 2022, Doctor Strange in the Multiverse of Madness (Multiverso da Loucura, em tradução livre) teve sua primeira prévia revelada na cena pós-créditos do novo filme do Teioso. A prévia prometeu concretizar os piores medos do mago, ao mostrar a realidade se desfazendo, ataques de criaturas extradimensionais e até uma variante maligna do mago.
Ned mago
E por falar em magia, o novo filme do Homem-Aranha revelou que Ned Leeds (Jacob Batalon) tem uma inclinação para dons mágicos. O que começou como piada, com o garoto dizendo que sua vó acredita que ele teria dons, acabou se mostrando verdade. Ele consegue manusear o anel do Doutor Estranho e abrir portais com certa dificuldade.
Apesar de ter uma capacidade limitada, o que Ned fez foi o suficiente para impressionar Strange, que se mostra incrédulo de que ele conseguiu criar os portais. Com isso, é possível que um dia o Mago treine o jovem nos caminhos da magia, algo que já está acontecendo nas HQs. Lançada em 2020, a revista Academia do Estranho acompanha uma escola de artes místicas fundada pelo Doutor Estranho para lidar com uma ameaça grandiosa. Será que a versão cinematográfica dessa escola terá Ned Leeds como um de seus alunos?
Um mundo sem Duendes
No momento em que Norman Osborn (Willem Dafoe) busca ajuda do Homem-Aranha, o vilão diz que no planeta Terra do MCU nem ele, nem a empresa Oscorp ou seu filho existem. Apesar de ser uma pequena justificativa para esses elementos nunca terem aparecido no MCU, essa fala deixa grandes dúvidas sobre isso.
Considerando que este é um dos maiores vilões do Homem-Aranha, parece difícil acreditar que a Marvel simplesmente deixará o Duende Verde para lá. Sendo ele a e a Oscorp importantes em praticamente todas as versões do personagem, é possível que o estúdio os traga de volta em um novo contexto, em que Peter Parker testemunha o surgimento da empresa e acompanha de perto se o Norman Osborn de seu universo é tão maligno quanto o que ele conheceu.
Matt Murdock está por aí
Além dos Homens-Aranha, a participação especial mais celebrada pelos fãs foi a de Charlie Cox como Matt Murdock, advogado que é secretamente o vigilante Demolidor. Mais do que marcar a volta de um dos maiores heróis da Marvel ao MCU, essa participação indica que o estúdio finalmente está pronto para trazer os personagens que estavam na Netflix para as suas produções. O que começou com o Demolidor pode ser o indício do retorno de vários outros, como Jessica Jones, Luke Cage e até o Justiceiro.
O novo Homem-Aranha
Ao final de Sem Volta Para Casa, ninguém se lembra que Peter Parker é o Homem-Aranha. Apesar de trazer paz à vida do garoto, esse novo status-quo também apaga as memórias de seus amigos mais próximos e colegas nos Vingadores. Sem a Tia May, o rapaz agora se vê sozinho, morando de aluguel em uma casa nova e precisando costurar o próprio uniforme para agir nas ruas. Além de praticamente isolar o rapaz, que não conta mais com a ajuda de outros heróis, essa nova fase pode trazer elementos clássicos do personagem que não haviam sido incorporados ao MCU. Agora é possível imaginar Tom Holland como fotógrafo que envia fotos do Aranha ao Clarim Diário ou até estagiando em uma empresa do ramo científico.