Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Lucia não é a primeira personagem feminina jogável de GTA; relembre todas
Games

Lucia não é a primeira personagem feminina jogável de GTA; relembre todas

A protagonista de GTA 6 está dando o que falar, mas outros jogos da franquia têm protagonistas mulheres

Tayná Garcia
Tayná Garcia
06.dez.23 às 18h06
Atualizado há mais de 1 ano
Lucia não é a primeira personagem feminina jogável de GTA; relembre todas
GTA 6/Rockstar Games/Divulgação

Desde a revelação do primeiro trailer de GTA 6, os jogadores estão falando (e muito) sobre Lucia, uma mulher latina que será protagonista do próximo game da Rockstar Games.

Muitos não sabem, no entanto, que Lucia não é a primeira personagem feminina de destaque do universo de GTA. Apesar de homens terem o maior protagonismo na franquia até hoje, alguns jogos da série já tiveram mulheres que podiam ser controladas.

Por isso, com um clima de nostalgia e hype pelo que está por vir, decidimos relembrar todas as personagens jogáveis até hoje!

Veja abaixo:

Grand Theft Auto (1997)

Divine, Katie, Mikki e Ulrika no primeiro GTA (Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Pois é! O primeiro GTA, originalmente lançado em 1997, já apresentava não apenas uma, mas quatro mulheres jogáveis.

Isso porque a campanha principal oferece uma lista de personagens e deixa o próprio jogador escolher o (ou a) protagonista da vez. Entre as opções, estão DivineKatie, Mikki e Ulrika.

Vale lembrar que o primeiro GTA ainda não tinha a fórmula de mundo aberto que tornou a franquia conhecida, sendo focado apenas em atividades e crimes com carros (como o título sugere).

Portanto, o jogo não tinha exatamente uma história e diálogos bem pensados, e o quarteto feminino não chegou a ter dublagem ou até mesmo personalidades diferentes — uma vez que a escolha do(a) protagonista não afetava em nada no game.

Seja como for, o importante é que, logo na década de 1990, já era possível jogar um GTA com uma mulher.

Grand Theft Auto 2 (1999)

Gretchen e Candy em GTA 2 (Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Ainda com a mesma fórmula de carros, o segundo jogo da franquia, originalmente lançado em 1999, também tem mulheres em destaque.

GTA 2 apresenta uma campanha com diferentes personagens jogáveis e apenas um pode ser escolhido pelo jogador. Entre as opções, estão Candy e Gretchen.

Só que, mais uma vez, a escolha do protagonista não afeta em nada a história, e as duas não têm personalidades ou mecânicas únicas.

A parte curiosa, no entanto, é que a dupla é exclusiva da versão de Game Boy Color do jogo — ou seja, não está presente no GTA 2 de PS1, PC e Dreamcast.

GTA Online (2013)

Arte promocional de GTA Online com personagem feminina (Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

GTA Online, o aclamado modo multiplayer de GTA V, também possibilita que você controle uma personagem feminina.

Isso porque os jogadores criam seu próprio protagonista, personalizando o gênero e a aparência. Então, o jogo leva em conta as escolhas feitas e há diálogos diferentes para homens e mulheres.

Apesar de não ser uma campanha single-player e principal, GTA Online tem atualmente a personagem feminina mais “evoluída” da franquia. Mas isso mudará em 2025.

Grand Theft Auto VI (2025)

Lucia no trailer de GTA 6 (Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Dentro de dois anos, GTA 6 será lançado com Lucia como uma das protagonistas — que não é a primeira mulher jogável da franquia, mas certamente é a primeira a realmente ter destaque, importância e história de origem em um capítulo principal da série.

Até o momento, apenas sabemos que ela é latina e tem um extenso histórico criminal (afinal, GTA), além de ser o par de Jason, o outro protagonista do jogo.

GTA 6 será lançado em algum momento de 2025 para PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais