Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Gavião Arqueiro traz respostas em quarto episódio surpreendente
Séries, TV e Streaming

Gavião Arqueiro traz respostas em quarto episódio surpreendente

Série da Marvel ganhou novo episódio nesta quarta-feira (8)

Gabriel Avila
Gabriel Avila
08.dez.21 às 10h59
Atualizado há mais de 3 anos
Gavião Arqueiro traz respostas em quarto episódio surpreendente

Acompanhando o Vingador menos querido entre os fãs, a série Gavião Arqueiro começou modesta fingindo que seria uma leve aventura de Natal. Porém, ao decorrer dos episódios, a produção passou a ampliar o foco ao colocar os heróis contra uma rede de máfia e intrigas que aos poucos revela o lado sombrio da parte urbana do Universo Marvel. Essa guerra ganhou contornos dramáticos no surpreendentequarto episódio, que finalmente começou a entregar respostas.

[Atenção! A partir de agora, spoilers do quarto episódio de Gavião Arqueiro]

Lançado nesta quarta-feira (5), “Parceiros, Certo?” começa exatamente de onde o terceiro capítulo havia parado. O impasse que leva Jacques Duquesne a colocar a espada de Ronin na garganta de Clint Barton é resolvido rapidamente com a intervenção de Kate Bishop, mas dá início a um outro momento constrangedor: a conversa com Eleanor, a mãe da jovem arqueira.

Em um papo comicamente esquisito, a matriarca está preocupada com a segurança de sua filha — que está por aí ajudando um Vingador — enquanto Jacques parece achar o máximo que a jovem esteja acompanhando um homem que ajudou a salvar o mundo. Tudo isso enquanto Clint banca o mestre rabugento que não aceita a empolgada Kate como parceira.

O que parece ser uma cena cômica apenas para ressaltar o quanto o Gavião não quer se unir com a autointitulada Gaviã ganha contornos mais dramáticos pelo final. Em tom ameaçador, Eleanor Bishop pede para que o Vingador se afaste de sua filha, citando a morte da Viúva Negra.

Mais do que pisar no calo de Clint, este momento revela que Eleanor sabe mais do que parece e pela primeira vez revela um tom sombrio que combina muito bem com a postura firme de Vera Farmiga. Mais sobre isso em breve.

Neste ponto os Gaviões se separam. Kate fica em casa para conversar com a mãe e o padrasto e pela primeira vez deixa a aversão por Jacques de lado, já que ele aparenta fazer sua mãe feliz de verdade. Infelizmente esse não poderia ser o pior momento para isso, já que do lado de fora Clint é informado pela esposa Laura que Duquesne é presidente de uma empresa que lava dinheiro para a Gangue do Agasalho.

A equipe Gavião só se reúne de noite, quando a jovem decide bolar um plano enquanto dá a Clint a chance de viver as tradições natalinas que não pôde cumprir com a família. Em meio a uma maratona de filmes de Natal vestindo suéteres ridículos, a reunião começa bem-humorada — e cheia de referência aos quadrinhos — para dar lugar a uma conversa cada vez mais séria até que o Vingador finalmente se abre sobre a vida de herói.

Em uma conversa sobre o passado, Clint diz que a melhor flechada de sua carreira foi uma que não aconteceu. Essa é a forma carinhosa que ele encontra para contar à jovem como ele se recusou a matar Natasha Romanoff durante uma missão, que acabou com ele levando a espiã para a S.H.I.E.L.D.

Lembrar desses eventos, que já haviam sido narrados pela perspectiva de Natasha no filme Viúva Negra (2019), fazem com que ele retome o discurso sobre as dificuldades de ser um herói. Porém, desta vez Clint deixa de lado a sutileza e fala abertamente sobre como foi perder a família, se transformar no Ronin e como no fim ele se vê como uma arma e não como herói.

No dia seguinte, eles saem em missões separadas. Kate recupera as “flechas especiais” que estão em posse da polícia enquanto Clint vai ao covil da Gangue do Agasalho tentar convencer Kazi a tentar impedir que Maya continue caçando o Ronin.

Na conversa, a série volta a dar pistas sobre o misterioso “tio” da Eco, um homem que é descrito pelo Vingador como alguém que “detesta atenção” e que fez coisas horríveis para conseguir o que quer. Nesse ponto é quase impossível não pensar que era com este mafioso que Eleanor tentava falava no telefone após descobrir que a filha está envolvida com um Vingador.

Essa questão também parece ser motivo de preocupação para o senhorzinho com que Kate conversa ao fim do episódio. Seria ele um civil com medo de se envolver ou mais um envolvido na parte secreta da criminalidade de Nova York?

Com as flechas especiais, eles partem em busca do misterioso relógio Rolex que foi roubado da base dos Vingadores junto com o uniforme do Ronin. Fazendo mistério, Clint apenas explica que o objeto é de alguém com quem ele trabalhou e agora está “fora do jogo”. O problema é que a identidade desta figura está ligada ao objeto e a descoberta dele pode destruir o disfarce.

A partir daí o episódio dedica seus minutos finais à ação. Isso porque o tal relógio está no apartamento de Eco, que surpreende Kate em uma luta brutal. A garota chega a pedir reforço a Clint, mas ele próprio está com sua cota de problemas do lado de fora ao lutar com uma espiã misteriosa. A pancadaria come solta quando os quatro se reúnem no mesmo ambiente, mas não demora para Maya fugir ao perceber que está em desvantagem contra três oponentes.

A dupla de Gaviões não se sai muito melhor com apenas uma oponente, que Clint percebe rapidamente se tratar de uma assassina Viúva Negra. Quando o capuz da espiã é retirado, ele encara um rosto desconhecido. Já o público reencontra Yelena Belova, a “irmã” de Natasha Romanoff interpretada por Florence Pugh.

Dando sequência à cena pós-créditos do filme Viúva Negra, ela realmente tenta matar o Gavião Arqueiro, mas parte antes de conseguir se vingar do suposto assassino de Natasha. Clint sobrevive, mas a chegada de Yelena mata o “time Gavião”, já que o envolvimento de uma assassina faz com que ele encerre a parceria com Kate para protegê-la.

Com um final eletrizante para um capítulo até então mais tranquilo, o quarto episódio trouxe mais mistérios ao mesmo tempo em que entregou algumas respostas. Agora ficou claro que Jaques Duquesne realmente não presta e que Eleanor Bishop pode não ser a mãe perfeita que Kate sempre imaginou.

Porém, paira no ar mistérios sobre a esposa de Clint, o relógio, o “tio” e é claro como Yelena se encaixa nisso tudo — já que nesta altura parece pouco provável que ela tenha aparecido exatamente quando a máfia quer o Gavião morto por pura coincidência. Restando dois episódios, agora Gavião Arqueiro entra em reta final com potencial de expandir ainda mais o núcleo urbano do MCU para as próximas fases.

A série do Gavião Arqueiro ganha novos episódios no Disney+ às quartas-feiras.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais