Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Os 10 melhores jogos de Final Fantasy, segundo a crítica
Games

Os 10 melhores jogos de Final Fantasy, segundo a crítica

Um ranking com as maiores notas da linha numerada da franquia

Tayná Garcia
Tayná Garcia
23.fev.24 às 14h20
Atualizado há cerca de 1 ano
Os 10 melhores jogos de Final Fantasy, segundo a crítica
Final Fantasy IX/Square Enix/Divulgação

Com cerca de 35 anos de história, Final Fantasy é uma das franquias mais conhecidas e aclamadas da indústria de videogames — e que acaba de expandir ainda mais o legado, com o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth.

A linha numerada de Final Fantasy (ou seja, sem considerar derivados) tem 16 títulos ao todo, com histórias independentes entre si. Escolher um favorito, no entanto, não é uma tarefa fácil.

Por isso, decidimos fazer um compilado com os 10 jogos mais bem avaliados da franquia no Metacritic, site que agrega avaliações da crítica especializada e do público em uma média de notas.

Fica o reforço de que a lista apresenta apenas os títulos da linha numerada (ou seja, do I ao XVI, incluindo os remakes do VII). Além disso, alguns games apresentam a mesma média — você verá vários jogos com 92, por exemplo —, então utilizamos a nota (em relação à quantidade de análises) da própria comunidade como critério de desempate.

Confira logo abaixo:

10 – Final Fantasy IV

Final Fantasy IV/Square Enix/Divulgação

A décima posição nos leva a uma viagem no tempo para mais de 30 anos atrás, com Final Fantasy IV.

Com uma pegada de redenção, a história é focada em Cecil Harvey, um cavaleiro negro que precisa derrotar um poderoso mago chamado Golbez, que pretende destruir o mundo.

O jogo foi o primeiro a introduzir um sistema específico de combate em turnos, que consiste na ideia de o tempo não parar durante as lutas — algo implementado em vários outros FF posteriormente.

  • Nota do Metacritic: 85

9 – Final Fantasy XVI

Final Fantasy XVI/Square Enix/Divulgação

Final Fantasy XVI é ambientado em Valisthea, uma região dividida em várias nações e que é, de certa maneira, mágica por causa de cristais imensos, que possibilitam o uso de magia. A história gira em torno de Dominantes, pessoas que servem como receptáculos para Eikons (os Summons da franquia), podendo “pegar emprestado” os poderes das invocações e até se transformar nelas.

Assim como Final Fantasy XV, o 16º capítulo da linha numerada é considerado como um jogo que divide opiniões entre os fãs. Alguns elogiaram a abordagem de RPG de ação e a história trágica, outros afirmam que o game se distanciou demais dos antecessores. Seja como for, mantém a nona posição na lista.

  • Nota do Metacritic: 87

8 – Final Fantasy VII Remake Intergrade

Final Fantasy VII Remake/Square Enix/Divulgação

Final Fantasy VII Remake é o primeiro jogo da trilogia de remakes do clássico Final Fantasy VII, originalmente lançado para PlayStation 1, em 1997.

Ambientado apenas em Midgar, o capítulo é introdutório a uma versão mais moderna da história de Cloud e do vilão Sephiroth -— que, além de adaptar a trama do original, também adiciona algumas mudanças aqui e ali.

A versão Intergrade, que é acompanhada do DLC protagonizado por Yuffie, mantém uma nota 89 no Metacritic. E, consequentemente, o oitavo lugar na lista.

  • Nota do Metacritic: 89

7 – Final Fantasy VIII

Final Fantasy VIII/Square Enix/Divulgação

Final Fantasy VIII é o sétimo colocado da lista, com a média de nota de 90.

O que torna o jogo único é o foco em romance da narrativa, uma vez que o protagonista Squall se apaixona perdidamente por uma garota chamada Rinoa e precisa salvá-la inúmeras vezes no decorrer da trama.

Outro elemento inovador é que este foi o primeiro Final Fantasy a adicionar um segundo personagem jogável, o soldado Laguna, cujo arco muda o tom da história.

  • Nota do Metacritic: 90

6 – Final Fantasy XIV

Final Fantasy XIV/Square Enix/Divulgação

Chegamos ao sexto colocado da lista, que é Final Fantasy XIV, com a média de 92 (a maior nota alcançada pelo MMORPG, o que aconteceu com o lançamento da expansão Endwalker).

Assim que FFXIV foi lançado, em 2010, o jogo foi considerado por muitos fãs como uma completa bagunça. A Square Enix, então, tomou a decisão drástica de "reiniciar" o projeto do zero — o que, surpreendentemente, deu certo e resultou em um dos melhores MMOs gratuitos da indústria.

Não à toa, Final Fantasy XIV tem uma imensa e apaixonada comunidade até hoje, mesmo 10 anos depois da redenção.

  • Nota do Metacritic: 92

5 – Final Fantasy XII

Final Fantasy XII/Square Enix/Divulgação

A quinta posição é de Final Fantasy XII, que aparece com a elevada média de nota de 92.

Ambientada no mundo Ivalice (de Final Fantasy Tactics), a história é protagonizada por um jovem ladrão chamado Vaan, que acaba em uma aventura heroica para salvar a nação.

No entanto, o que o torna único é um sistema do gameplay chamado "Gambit", que faz o jogador estabelecer condições específicas para o lançamento de feitiços (como usar "Cura" automaticamente quando a vida de um aliado cai para 30%, por exemplo), expandindo as possibilidades do combate.

  • Nota do Metacritic: 92

4 – Final Fantasy VI

Final Fantasy VI/Square Enix/Divulgação

Um dos maiores clássicos da franquia, Final Fantasy VI, mantém o quarto lugar no topo da lista.

Com uma trilha sonora memorável e um grupo carismático de protagonistas, a história é ambientada em um mundo onde a magia desapareceu após uma guerra. Mil anos depois, a humanidade vive sendo dependente de máquinas, e repentinamente uma jovem com poderes mágicos aparece.

Fica ainda um destaque para a presença de Kefka, um dos vilões mais marcantes de toda a franquia.

  • Nota no Metacritic: 92

3 – Final Fantasy X

Final Fantasy X/Square Enix/Divulgação

O queridinho Final Fantasy X ocupa o terceiro lugar da lista, com a elevada nota de 92.

A história é protagonizada por Tidus, um jogador de Blitzball que, no meio de uma partida, é pego por uma entidade misteriosa e enviado para mil anos no futuro.

Originalmente lançado no PlayStation 2, o jogo foi o primeiro da franquia a realmente apostar em gráficos ambiciosos e testar o poderio do console da Sony.

  • Nota no Metacritic: 92

2 – Final Fantasy VII Rebirth

Final Fantasy X/Square Enix/Divulgação

O jogo mais recente da franquia já entrou para a lista e ocupa nada menos do que o segundo lugar!

Final Fantasy VII Rebirth é o segundo jogo da trilogia de remakes do clássico Final Fantasy VII, de 1997, que adapta arcos icônicos como Nibelheim, Cosmo Canyon, Costa del Sol e Junon. Além de dar uma mexida aqui e ali na história, com muitos mistérios e teorias.

  • Nota no Metacritic: 93

1 – Final Fantasy IX

Final Fantasy IX/Square Enix/Divulgação

O topo da lista ficou com Final Fantasy IX, clássico de PlayStation 1, que tem a impressionante nota de 94.

Com diversos protagonistas e tramas paralelas, o jogo conquistou muitos fãs principalmente pela história complexa, que aborda temas (ainda atuais) como empatia, esperança, amizade, amor e até algumas crises existenciais.

IX apresenta personagens extremamente únicos, um mundo encantador, missões secundárias envolventes, vilões cheios de camadas e diálogos bem-humorados — tudo embalado por uma trilha sonora emocionante, resultando em um dos melhores Final Fantasy existentes.

  • Nota no Metacritic: 94

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast