Um dos prédios do estúdio de animação da Kyoto Animation foi incendiado durante a manhã desta quinta-feira (18), no Japão.
O principal suspeito é um homem japonês na casa dos 40 anos, que já está sob custódia da polícia. Conforme relatos, o homem jogou gasolina ao redor do prédio e também em algumas pessoas, segundo o NHK, canal de televisão que estava cobrindo o caso.
Hideaki Hatta, presidente do KyoAni, afirmou ter recebido e-mails com ameaças de morte, principalmente dirigidas à equipe de vendas.
O prédio atingido é o da sede administrativa, e 73 pessoas estavam no local quando o fogo começou. 33 mortes foram confirmadas até o momento. 5 pessoas ainda estão desaparecidas.
O prédio atingido fica em Uji, Quioto.
O Kyoto Animation é o estúdio responsável por animes como K-On!, Free! Iwatobi Swim Club, A Voz do Silêncio, Violet Evergarden, The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Clannad, Miss Kobayashi's Dragon Maid, entre outros. É um dos únicos estúdios em que os animadores são funcionários fixos: o modelo mais comum no Japão é contratar animadores freelancers.
Imagem: Sankei