Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Disputa judicial entre Epic e Apple ganha novo capítulo com perdas para os dois lados
Games

Disputa judicial entre Epic e Apple ganha novo capítulo com perdas para os dois lados

Plataforma precisará permitir pagamentos externos, mas Epic terá que pagar uma multa

Camila Sousa
Camila Sousa
10.set.21 às 15h23
Atualizado há mais de 3 anos
Disputa judicial entre Epic e Apple ganha novo capítulo com perdas para os dois lados

A longa disputa judicial entre a Epic Games e a Apple ganhou um capítulo importante hoje (10). Em uma liminar permanente, a juíza Yvonne Gonzalez-Rogers determinou que a Apple não pode proibir que os aplicativos de sua biblioteca tenham meios de pagamento de terceiros (via The Verge).

Esse foi o grande motivo da disputa entre as duas empresas, já que a Apple excluiu o Fortnite de sua biblioteca em 2020, após a Epic Games implementar um método de pagamento próprio no aplicativo. Na época, a empresa de jogos afirmou que a Apple a estava pressionando a usar o método de pagamento deles, algo que poderia configurar algum tipo de monopólio.

Em sua decisão, a juíza Gonzalez-Rogers afirmou que a Apple tem sim uma grande fatia de mercado, mas que isso não configura monopólio. No entanto, a gigante da tecnologia tem até 90 dias para se adequar aos novos termos e permitir que os apps de sua biblioteca tenham outras formas de pagamento.

Por outro lado, a juíza também entendeu que, à época, a Epic Games violou seu contrato com a Apple, e por isso precisa pagar 30% de toda a receita gerada pelo seu sistema próprio desde a implementação - algo em torno de US$ 3,5 milhões.

Em seu Twitter, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, indicou que não ficou feliz com a decisão, embora ela também não tenha sido positiva para a Apple: “A decisão de hoje não é uma vitória para desenvolvedores ou consumidores. A Epic está lutando por uma competição justa entre métodos de pagamentos nos aplicativos e lojas de aplicativos, para um bilhão de consumidores. O Fortnite voltará à iOS Apple Store quando a Epic puder oferecer pagamentos no aplicativo, em uma competição justa com o aplicativo de pagamento da Apple, repassando a economia aos consumidores”:

View post on X

Com a declaração, fica a dúvida se o Fortnite voltará à Apple Store após os 90 dias estipulados pela justiça (no começo de dezembro), ou se a disputa terá novos desdobramentos até lá.

Vale ressaltar que a decisão não vai impactar somente os aplicativos da Epic, e sim tudo o que estiver disponível na biblioteca da Apple.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais