Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Edgar Wright acredita que franquias precisam aprender a fazer pausas
Filmes

Edgar Wright acredita que franquias precisam aprender a fazer pausas

Cineasta defende que "respiradas" ajudam a reviver expectativas do público e a dar espaço para ideias inéditas

Saori Almeida
Saori Almeida
28.nov.23 às 13h23
Atualizado há mais de 1 ano
Edgar Wright acredita que franquias precisam aprender a fazer pausas
Isabela Boscov/YouTube/Reprodução

As grandes franquias cinematográficas têm muitos fãs e, nos últimos tempos, mantêm-se na mídia com lançamentos frequentes. No entanto, o diretor, roteirista e produtor Edgar Wright acredita que as produtoras também precisam aprender a "fazer pausas" pelo bem desses vastos universos.

Em episódio recente do podcast Happy Sad Confused, o diretor de Baby Driver (2017) comentou que volumes massivos de estreias em poucos anos, dentro de uma franquia, podem se tornar a forma perfeita de "matar a galinha dos ovos de ouro". O cineasta ainda sugeriu que a atual situação de Hollywood não está dando espaço para o desenvolvimento de ideias e IPs (Propriedades Intelectuais) inéditas.

"Se eu pudesse voltar à época que era um jovem fã de cinema, simplesmente curtindo um filme, e as pessoas dissessem ‘Adivinha? Eles serão um a cada três anos pelo resto da sua vida.’, eu responderia: ‘Sério?!’. Isso é triste para mim, a falta de investimento em novos projetos.”

Tal "cansaço" pôde ser vistos (e bastante debatido) nos anos mais recentes dos universos cinematográficos Marvel e Star Wars, por exemplo. No entanto, é válido mencionar que Wright não usou qualquer franquia específica como ilustração negativa.

“Eu gostaria que algumas franquias tivessem o bom senso de respirar fundo e deixar as pessoas ficarem entusiasmadas novamente. Sinto que há certas coisas que adorei e que não quero ver novamente, ou que não quero assistir por muito tempo. E, novamente, não vou falar mal de nada em específico porque isso sempre é interpretado como alfinetada.”

Watch on YouTube

Por fim, o cineasta deu, na verdade, um exemplo positivo de planejamento na atual indústria de cinema: o universo do agente 007.

“Eles são inteligentes o suficiente para pisar no freio e criar expectativa para que você fique animado para o próximo [filme]. Gostaria que as pessoas entendessem que não há problema em fazer uma pausa e criar expectativa.”

Edgar Wright é conhecido por produções como Scott Pilgrim (tanto o longa live-action quanto o anime mais recente), Todo Mundo Quase Morto (2004) e mais. O trabalho mais recente nas telonas foi Noite Passada em Soho, de 2021.

Fique ligado por aqui para mais opiniões cinematográficas.  Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Variety, IndieWire

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais