Polêmica no mundo do RPG. A Wizards of the Coast proibiu artes produzidas por inteligências artificiais em Dungeons & Dragons, após um ilustrador utilizar a tecnologia no livro Bigby Presents: Glory of the Giants.
- Como Dungeons & Dragons captura a essência do RPG de mesa
- Magic anuncia coleções de Assassin’s Creed, Fallout e Final Fantasy
Em comunicado divulgado no Twitter (ou X), a empresa, por meio da D&D Beyond, afirmou:
"Hoje, ficamos sabendo que um artista utilizou IA para criar ilustrações do livro Bigby Presents: Glory of the Giants. Trabalhamos com ele desde 2014 e ele dedicou anos de trabalho a livros que todos amamos. Como não sabíamos da escolha de alguns artistas em utilizarem IA durante o processo criativo, nós discutimos com ele, e ele não usará inteligência artificial nos trabalhos da Wizards no futuro. Estamos revisando o nosso processo e atualizando nossas diretrizes para os artistas, deixando claro que eles não devem usar a geração de arte por IA como parte do processo de criação de arte para o desenvolvimento de D&D."
Para quem não sabe, a polêmica surgiu após o autor de D&D, GmBen, em postagem no Twitter (ou X), compartilhar evidências do uso da IA em Bigby Presents: Glory of the Giants.
O artista Ilya Shkipin, responsável pelas artes da publicação, posteriormente, confirmou que alguns detalhes das imagens foram feitos com o auxílio da tecnologia, em um post na mesma rede social (via Gizmodo).
O debate sobre inteligência artificial está mais popular do que nunca. A utilização irrestrita do recurso, por exemplo, é um dos motivos das greves de atores e roteiristas de Hollywood.
Fique de olho no NerdBunker para mais atualizações. Aproveite e siga as nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Fonte: Polygon e Gizmodo