Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Duna é "complexo demais" para ser contado em apenas um filme, segundo diretor
Filmes

Duna é "complexo demais" para ser contado em apenas um filme, segundo diretor

Denis Villeneuve decidiu dividir a história em dois longas

Marina Val
Marina Val
14.abr.20 às 13h03
Atualizado há cerca de 5 anos
Duna é "complexo demais" para ser contado em apenas um filme, segundo diretor

A Warner Bros. pode não ter anunciado oficialmente a sequência de Duna, longa baseado na obra de Frank Herbert, mas se depender do diretor, isso vai acontecer e um roteiro já está sendo produzido.

Em entrevista à Vanity Fair, Denis Villeneuve (A Chegada; Blade Runner 2049) deixou claro que sua intenção sempre foi contar a história em pelo menos duas partes.

Eu não concordaria em fazer essa adaptação do livro em apenas um filme. O mundo é complexo demais. É um mundo que tira o poder dos detalhes.

Na interpretação do diretor, a história sobre um planeta sendo minerado até a extinção não é apenas uma aventura espacial:

Não importa no que você acredite, a Terra está mudando e nós teremos que nos adaptar. É por isso que eu acredito que Duna, este livro, foi escrito no século 20. É um retrato distante da realidade do petróleo, do capitalismo e da exploração - a superexploração - da Terra. Hoje, as coisas estão apenas piores. É uma história sobre crescer, mas também um chamado à ação para os jovens.

Villeneuve também comentou que fez algumas alterações no barão Vladimir Harkonnen, para que o personagem ficasse mais crível e menos caricato:

Por mais que ame muito o livro, senti que o barão estava frequentemente flertando com a caricatura e tentei dar a ele um pouco mais de profundidade. É por isso que eu trouxe o Stellan [Skarsgård]. Stellan tem algo nos olhos. Você sente que tem alguém ali pensando, pensando - isso traz tensão de quem está calculando por dentro, bem no fundo dos olhos. Eu posso testemunhar, isso pode ser bem assustador.

A história acompanha Paul Atreides e sua família, que toma o controle do planeta Arrakis. Os cidadãos do lugar passam a contestar a influência dos novos governantes e então uma trama que trata de política, religião e a relação do homem com a natureza passa a se desenrolar.

O elenco do filme conta com Timothee Chalamet, Stellan Skarsgard, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Charlotte Rampling, Javier Bardem, Zendaya, Jason Momoa e Oscar Isaac.

A nova adaptação cinematográfica de Duna comandada por Denis Villeneuve tem estreia prevista para 17 de dezembro de 2020 no Brasil.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais