A animação da Disney Atlantis: O Reino Perdido (2001) é muito querida por parte do público, mas diferente de várias outras produções do estúdio, não chegou a ganhar uma continuação. Kirk Wise, codiretor do filme, revelou que havia planos para outro longa, mas que acabaram sendo deixados de lado.
Em entrevista à Collider, o cineasta também deu detalhes sobre o que foi imaginado para história da sequência. Vale lembrar que houve uma minissérie animada em 3 episódios como continuação do longa que mais tarde foi lançada como um único filme, mas não era o esperado pelos fãs.
[O supervisor de história] John Sanford, Gary [Trousdale, também diretor do longa] e eu realmente criamos uma ideia para uma sequência de Atlantis. Não tinha relação com a série de TV Atlantis que estava sendo desenvolvida na Disney Television Animation. Era um longa-metragem, continuação completa de Atlantis.
Wise não se lembra mais o título do filme, mas falou sobre o personagem que seria um novo antagonista para a história.
O vilão usaria roupas grandes, assustadoras, de lã e volumosas, no estilo da Primeira Guerra Mundial, com uma máscara de gás assustadora para obscurecer seu rosto; um pouco de Darth Vader. E esse vilão tentaria retomar Atlantis e terminar o trabalho que Rourke [vilão do primeiro filme] não foi capaz de realizar. E a grande reviravolta, no clímax do filme, é que o vilão seria desmascarado e seria revelado que era Helga Sinclair.
Helga Sinclair foi uma espécie de vilã secundária de Atlantis: O Reino Perdido e, diferente do que se imagina ao assistir à animação, ela sobreviveria.
A Disney produziu apenas a série de TV e deixou de lado a continuação da animação. Mas, pelo menos, agora sabemos como ela poderia ter sido.
Atlantis: O Reino Perdido acompanha Milo Thatch, um cartógrafo e linguista que encontra um antigo manuscrito no qual há pistas de como chegar em Atlantis, o mítico continente perdido no fundo do mar.