No último final de semana, Coringa levou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, o prêmio máximo do evento. O reconhecimento pode ser interpretado como um indicativo de que o filme deve ser bem recebido em outras premiações internacionais.
Todd Phillips, diretor do longa, subiu no palco para receber o prêmio e agradeceu à "Warner Bros. e à DC por saírem de sua zona de conforto e fazerem uma aposta tão ousada em mim e neste filme." Ele também aproveitou a oportunidade para elogiar Joaquin Phoenix, que interpreta o protagonista:
Não há filme sem Joaquin Phoenix. Joaquin é o leão mais feroz, mais corajoso e mais mente aberta que eu conheço. Obrigado por confiar em mim o seu talento insano.
Roman Polanski, condenado pelo estupro de uma adolescente de 13 anos e atualmente foragido da justiça, levou o Leão de Prata por J'accuse.
O Brasil também marcou presença no festival e levou o prêmio de melhor documentário sobre cinema na mostra Clássicos por Babenco, Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou. O filme de Barbara Paz que conta a trajetória do cineasta Hector Babenco, falecido em 2016.
O projeto brasileiro de realidade virtual A Linha levou prêmio de Melhor Experiência Interativa no Festival de Veneza. A experiência coloca o espectador na São Paulo de 1940 e tem narração de Rodrigo Santoro.
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/coringa-estara-na-disputa-do-oscar-segundo-diretor-do-festival-de-veneza/
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/coringa-video-compara-trailer-com-cenas-de-classicos-de-scorsese/
Confira outros premiados:
Leão de Ouro
Coringa (dirigido por Todd Phillips)
Leão de Prata - Grande Prêmio do Juri
J'accuse (dirigido por Roman Polanski)
Leão de Prata - Melhor diretor
Roy Andersson (About Endlessness)
Melhor Atriz
Ariane Ascaride (Gloria Mundi)
Melhor Ator
Luca Marinelli (Martin Eden)
Melhor Roteiro
No. 7 Cherry Lane (escrito e dirigido por Yonfan)
Prêmio especial do júri
La Mafia non è Piú Quella Di Una Volta (dirigido por Franco Maresco)
Prêmio Marcello Mastroianni de revelação
Toby Wallace (Babyteeth)