Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
10 cenas cafonas de Resident Evil 4 que não podem faltar no remake
Games

10 cenas cafonas de Resident Evil 4 que não podem faltar no remake

Lasers, pedras gigantes, frases em espanhol e mais momentos que marcaram nosso lado brega

Tayná Garcia
Tayná Garcia
17.mar.23 às 16h16
Atualizado há cerca de 2 anos
10 cenas cafonas de Resident Evil 4 que não podem faltar no remake
Resident Evil 4/Capcom/Divulgação

É difícil pensar em Resident Evil 4 e não lembrar a maneira como o lançamento do jogo impactou a indústria, mudou o rumo da franquia e contou com cenas maravilhosamente… cafonas!

Mais difícil ainda é pensar que o remake não adaptará pelo menos alguns desses momentos. Afinal, amamos o original tanto pelas qualidades quanto pelas breguices. Como não amar Leon fazendo piruetas para escapar de lasers ou soltando trocadilhos ao estilo tiozão do pavê?

Por isso, decidimos listar 10 cenas cafonas de Resident Evil 4 que não podem ficar de fora do remake!

[Atenção! A partir de agora, spoilers do Resident Evil 4 original]

1 - Pedras gigantes

Os habitantes do vilarejo, infectados por parasitas que os tornaram agressivos, fazem uma recepção calorosa para Leon no começo do jogo.

Entre facões e motosserras, os inimigos também dão um jeito de empurrar uma pedra gigante para esmagar o protagonista. Com uma câmera inquieta, o jogador precisa apertar freneticamente os botões e desviar no momento certo para escapar com vida.

É um dos primeiros momentos mais aleatórios do game e, por isso, merece uma aparição. Como já foi confirmado que não veremos QTEs na nova versão, nos resta esperar por alguma releitura do momento. Mas, sim, queremos pedras gigantes rolando em trilhas!

2 - “Hasta luego”

Os habitantes do vilarejo também são conhecidos por soltar ameaças em espanhol, e Leon entra no clima e responde na mesma moeda de forma irônica.

Uma das falas mais marcantes aparece na luta contra Méndez, um dos maiores capangas (literalmente) do vilão Lorde Saddler. Antes de começar o confronto, Leon solta um “hasta luego!” para mostrar que é o fim da linha para o grandão. Arte, meus amigos.

3 - Sem tempo para descansar

Um dos momentos mais conhecidos (e maravilhosamente sem sentido) de RE4 é a cena opcional em que Leon senta em um trono e cruza as pernas, posando para a câmera.

Uma mensagem, então, aparece na tela: “Não há tempo para descansar” – o que força o protagonista a levantar. Dura poucos segundos, mas é pura magia e não pode faltar no remake.

4 - Dança, gatinho, dança

Pouco antes do trono do Saddler, há uma cena em que Leon precisa escapar de lasers em um corredor estreito. Para isso, o protagonista usa movimentos esguios e inusitados, com direito a mortais e cambalhotas. E, sim, o resultado é tão bom quanto soa!

A melhor parte é que a cena viralizou no Brasil com uma montagem que adiciona efeitos sonoros e frases de programas da televisão brasileira, como “dança, gatinho, dança”, “uêpa!” e “esse é o meu patrão”. Um meme atemporal que merece uma nova versão.

5 - Estátua gigante do Salazar

O castelo do Salazar é cheio de inimigos e quebra-cabeças, mas uma sala se destaca por ter uma sequência de QTEs envolvendo uma estátua gigante de pedra do vilão.

Com o mesmo esquema de apertar botões freneticamente para fazer Leon correr e desviar de objetos no caminho, o objetivo é só evitar ser esmagado por um Salazar imenso – o que certamente seria um fim engraçado para o protagonista, uma vez que Salazar é bem pequeno.

6 - Luta de faca

A luta de faca contra Krauser já foi confirmada no remake, mas não poderia ficar de fora da lista simplesmente porque é um dos melhores momentos do jogo.

A tensão na câmera lenta, as alfinetadas entre Leon e Krauser, as facas sendo usadas quase como espadas e a existência das armas de fogo sendo ignorada constroem toda a atmosfera da cena cafona.

O momento na nova versão não usará QTEs e será um confronto em tempo real, apenas com facas. Então fica a curiosidade se passará os mesmos sentimentos do original.

7 - Bola de demolição

Você provavelmente não lembra, mas há uma sala com uma bola de demolição pendurada no teto durante a sequência na ilha do Lorde Saddler.

Ela pode ser usada para demolir uma parede e abrir o caminho, além de derrubar inimigos na lava, então é até bastante útil. Apesar de sua presença não fazer o menor sentido. Seja como for, seria maravilhoso ver algo do tipo no remake como referência.

8 - Câmera lenta

Em certo momento do jogo, Leon encontra Ada e, antes de ao menos cumprimentá-la, os dois já partem para uma “luta”.

A parte curiosa é que a cena é em câmera lenta apenas para dar destaque ao confronto e causar uma tensão maior entre os personagens, que já têm histórico. É difícil imaginar a dupla se encontrando na nova versão sem algo do tipo.

9 - Ashley levada por insetos

Essa é uma das minhas favoritas. Em certo momento, Ashley é levada por insetos gigantes durante a sequência no castelo do Salazar e deixa Leon sozinho.

A mágica do momento é que o “sequestro” acontece simplesmente do nada. Em um momento, Ashley está do seu lado. Em outro, já está voando com mariposas mutantes.

10 - Aviãozinho de papel da Ada

Por fim, a última cena da lista é um pedaço de papel. Literalmente.

Ao se reencontrar com Ashley após inúmeras separações, Leon está preso em uma sala e precisa encontrar uma maneira de sair. A solução? Um aviãozinho de papel, com uma marca de batom (o que já entrega a remetente), voa pela janela com a dica de que é possível escapar pelo tubo de ventilação.

Resident Evil 4 será lançado no dia 24 de março para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast