Assassin’s Creed Mirage é uma das maiores apostas da Ubisoft para 2023, com a promessa de retomar as raízes da franquia, ao mesmo tempo que introduz novidades e dá continuidade à linha principal da série.
Não à toa, o jogo apareceu em peso na Ubisoft Forward, a transmissão com novidades da empresa, na última segunda-feira (12), com várias sequências inéditas de gameplay.
A convite do estúdio, tivemos a oportunidade de conferir uma apresentação a portas fechadas do jogo, que aprofundava o que foi mostrado na conferência, dando uma ideia mais concreta do que podemos esperar do próximo capítulo do credo dos assassinos.
Um projeto de peso
O desenvolvimento de Assassin’s Creed Mirage é liderado pela Ubisoft Bordeaux, estúdio localizado na França, que tem 420 desenvolvedores. A equipe é conhecida principalmente por Ira dos Druidas, DLC de Assassin’s Creed Valhalla, considerada como a maior expansão de toda a franquia, além de jogos como Ghost Recon Wildlands, Ghost Recon Breakpoint e Rainbow Six Extraction.
Mirage, no entanto, é tão ambicioso que fez com que muitos “braços” extras da empresa fossem designados a ele. Com a chefia nas mãos da Bordeaux, o game também tem equipes de outros 11 estúdios da Ubisoft, totalizando 500 desenvolvedores no mesmo projeto.

A apresentação foi um hands off (ou seja, o game era jogado por outra pessoa) e focada em uma versão mais extensa do mesmo gameplay apresentado na Ubisoft Forward. A sequência mostrava o protagonista, Basim, em uma missão de contrato, que consiste em uma série de tarefas opcionais para eliminar alvos específicos e que não faz parte da história principal.
Logo de cara, o que mais se destacou foi como o jogo parecia muito mais “vivo” e visualmente chamativo do que na conferência. A movimentação de Basim está bem natural, e os cenários exóticos em Bagdá – com toda aquela barulheira de comércio e aglomeração de pessoas em cidade grande – oferecem um bom nível de imersão.
A ideia geral dos desenvolvedores é retomar os principais elementos da jogabilidade dos primeiros games da franquia e aplicá-los de forma moderna, o que foi perceptível em poucos minutos. As animações de parkour estão fluidas, com bastante movimentação transversal para reforçar as possibilidades de livre exploração do jogador. Há também um foco maior em furtividade, graças a novas mecânicas e pequenas melhorias, como poder subornar alguém para se esconder no meio de um grupo de pessoas e invadir um local restrito.

O que mais chamou a minha atenção, no entanto, foi uma mecânica chamada Assassin’s Focus (o “foco do assassino”, em tradução livre), em que é possível realizar até quatro assassinatos em sequência com um único botão – e tudo na furtividade. Algo que tem muito potencial para mexer com a dinâmica da jogabilidade.
Apesar de curta, a apresentação deu uma boa ideia do que esperar do gameplay de Mirage, que tem o objetivo de resgatar a essência de jogos como a trilogia de Ezio, com um assassino que prioriza as sombras. Porém não tivemos mais detalhes de como tal proposta será refletida na história protagonizada por Basim, o que ainda deixa um bom ar de curiosidade envolta do próximo Assassin’s Creed.
Seja como for, parece que Bagdá guarda uma aventura com toque nostálgico e muita furtividade para os fãs da franquia.
Assassin’s Creed Mirage será lançado no dia 12 de outubro para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
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