Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Artista de VFX desabafa sobre trabalho na Marvel: “vi colegas desabarem chorando”
Filmes

Artista de VFX desabafa sobre trabalho na Marvel: “vi colegas desabarem chorando”

Relato anônimo engrossa a lista de reclamações quanto ao tratamento do estúdio com empresas de VFX

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
27.jul.22 às 18h17
Atualizado há quase 3 anos
Artista de VFX desabafa sobre trabalho na Marvel: “vi colegas desabarem chorando”

O portal Vulture publicou, nesta semana, mais um relato sobre as condições de trabalho em estúdios de efeitos visuais com projetos da Marvel. Em anonimato, um(a) artista de VFX reforça as denúncias sobre os prazos apertados, alta demanda de projetos e até pedidos de mudanças muito grandes em filmes a poucas semanas do lançamento nos cinemas.

Em um dos trechos, lê-se:

“Quando trabalhei em um filme, fiz quase seis meses de hora extra todo dia. Trabalhava todos os dias da semana. 64 horas por semana, se eu fizesse meu trabalho a tempo. A Marvel realmente esgota você. Já vi colegas desabarem chorando.”

O profissional também relata as ocasiões em que o estúdio, supostamente, exigiu alterações em partes complexas de projetos. Há também citações à quebra de relacionamento com empresas de VFX quando as demandas não são atendidas:

“A Marvel é famosa por pedir muitas alterações ao longo do processo todo. Então, se você já está sobrecarregado, eles vão e pedem mais do que qualquer outro cliente. Muitas mudanças são bem drásticas. Algumas vezes, eles pedem que o terceiro ato inteiro de um filme seja alterado um ou dois meses antes do lançamento. Não é uma situação legal. Um estúdio de efeitos visuais não conseguiu realizar essas mudanças a tempo, então a Marvel teve que passar o trabalho para a minha companhia. Desde então, o outro estúdio foi banido de trabalhar em projetos da Marvel novamente.”

Esta não é a primeira vez que relatos do tipo aparecem na internet. Desde o início do mês, diversos artistas vêm se posicionando sobre as condições de trabalho com o estúdio. Uma reclamação em comum é a falta de tempo necessário para que os projetos fiquem com a melhor qualidade possível. O problema só teria aumentado depois que o MCU passou a investir pesado em séries para o streaming.

Só a título de comparação, as duas primeiras fases do universo Marvel, entre 2008 e 2015, tiveram 12 projetos. Só na fase 4, desde o início de 2021, o estúdio terá 15 lançamentos, em menos de dois anos.

Por enquanto, a Marvel ainda não se posicionou oficialmente a respeito das denúncias. A próxima estreia da produtora é a série Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, em 17 de agosto.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais