A atriz Arleen Sorkin morreu no último domingo aos 67 anos. A estrela foi conhecida por dublar e inspirar a criação da Arlequina, grande personagem do Universo DC.
Arleen Sorkin começou a carreira artística em espetáculos de comédia na década de 1970. Ela migrou para as telas na década seguinte, participando de séries como Saturday Night Live! e filmes como Doidos, Malucos e Perigosos (1986).
Seu primeiro papel de destaque foi o de Calliope Jones na novela Days of Our Lives. Ela marcou presença em 427 capítulos e um deles serviu como inspiração para a criação da Arlequina.
Paul Dini, roteirista e produtor de Batman: A Série Animada, conta que uma das grandes inspirações para a criação da então namorada do Coringa surgiu de uma cena da novela em que Arleen aparece vestida como palhaça. Além de inspiração, ela se tornou a voz da personagem nos EUA em praticamente todos os filmes, séries e games em que ela apareceu até 2012.

Voz original do Coringa, e colega de longa data, Mark Hamill (Star Wars) usou o Twitter (ou X) para homenagear Arleen Sorkin:
"Devastado em descobrir que perdemos a brilhante Arleen Sorkin. Não apenas um talento maravilhoso, mas uma pessoa verdadeiramente maravilhosa. Sou grato não apenas por ter trabalhado com ela, mas em ter sido seu amigo. Enviando minhas sinceras condolências à sua família e entes queridos."
Atual chefão da DC nos cinemas e na TV, James Gunn também lamentou o falecimento de Arleen Sorkin nas redes sociais:
“Descanse em paz, Arleen Sorkin, a incrivelmente talentosa voz original da Arlequina, que ajudou a criar a personagem que muitos de nós amamos. Todo amor à família e amigos.”
Vale lembrar que Arleen Sorkin foi homenageada em Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020). No filme, há uma cena em que Renee Montoya (Rosie Perez) assiste à cena de Days of Our Lives em que a atriz aparece vestida de palhaça.
Fontes: Variety, Mark Hamill (via X) e James Gunn (via Instagram).