Não há dúvidas de que o sabre de luz é um dos maiores símbolos da franquia Star Wars. Arma elegante dos cavaleiros Jedi, o objeto remete imediatamente à grandes batalhas em uma galáxia muito, muito distante. No entanto, a franquia sempre mesclou os momentos de “tiro, porrada e bomba” com grandes desdobramentos políticos. E essa receita é repetida em Andor, nova série lançada no Disney+.
Intérprete de Mon Mothma, a atriz Genevieve O’Reilly ressaltou em entrevista exclusiva ao NerdBunker como sua personagem luta com as palavras, característica que ela considera importante em qualquer sociedade:
“Acho que é muito especial e único que [o criador e roteirista] Tony Gilroy investiu não somente no campo de batalha, mas também no que tradicionalmente é uma parte importante de Star Wars, que é a parte política. E sim, Mon Mothma não luta com uma espada ou com um sabre de luz, mas ela luta com as palavras. Acho que Gilroy conseguiu mostrar a importância da diplomacia [na série]. Para mudar o mundo, não podemos lutar apenas com espadas. Precisamos fazer isso com palavras e precisamos ter pessoas lutando por nós dessa forma política também. E é isso o que ela está tentando fazer.”
Situada cronologicamente cinco anos antes dos eventos de Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), a produção é focada em Cassian Andor (Diego Luna). A ideia é mostrar como o jovem conheceu a Aliança Rebelde e se tornou o herói apresentado ao público em Rogue One.

Em paralelo, a produção promete mostrar também a atuação de Mon Mothma no Senado Galáctico e os movimentos políticos da época. A personagem foi apresentada no Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983), interpretada por Caroline Blakiston. Já Genevieve O’Reilly chegou ao papel em 2005, no Episódio III: A Vingança dos Sith. Desde então, ela já interpretou a líder em diversas produções, incluindo Star Wars: Go Rogue (2016) e Star Wars Rebels (2017).
Para a atriz, trazer Mon Mothma de volta em Andor é uma oportunidade de ir além da figura pública e mostrar quem é a personagem em outras partes de sua vida:
“É um verdadeiro presente voltar ao papel de Mon Mothma, ter a oportunidade de interpretar essa personagem e descobrir mais sobre ela. Eu amei o que foi feito em Rogue One, e o papel de Mon Mothma foi muito importante. A parte especial de Andor, para mim, é que vamos descobrir não só a parte política, não só a liderança feminina, mas também a mulher. Nós conhecemos a figura pública de Mon Mothma, mas também vamos saber mais dos bastidores. Vamos ver o que uma mulher precisa fazer para ser uma líder.”
Amor e Star Wars

Como parte da divulgação de Andor, O’Reilly esteve pela primeira vez na Star Wars Celebration em 2022, ao lado de Luna. A atriz subiu ao palco após a divulgação do primeiro trailer da série e recebeu muito carinho dos fãs que estavam no local.
Falando ao NerdBunker, a atriz revelou que a experiência foi uma das mais inesquecíveis de sua vida, especialmente pelo carinho especial dos fãs de Star Wars com os personagens:
“Essa foi a primeira vez que estive em uma Star Wars Celebration e foi um momento muito especial. Acho que vou me lembrar para sempre. E você está certa, os fãs de Star Wars não estão comprometidos apenas com o gênero ou os filmes, mas também com os personagens. Eles investem nos personagens e em suas histórias, e são muito generosos e cheios de energia. Foi muito especial para mim sentir tudo isso no evento. A energia foi imensa, foi realmente algo único.”
Com 12 episódios planejados na primeira temporada e a segunda já confirmada, Andor ganha novos episódios às quartas-feiras, no Disney+.