Se você não esteve escondido debaixo de uma pedra nas últimas semanas, deve ter ouvido falar de Baldur’s Gate 3 — o mais novo RPG da Larian Studios, que está dando o que falar por aí.
- Confira os principais lançamentos de jogos de 2023
- Baldur’s Gate 3 é desafiador e fantástico, mas requer tempo e paciência
Isso porque o jogo é imenso e massivo, com dezenas de horas de conteúdo, jogabilidade que se inspira na lógica de RPGs de mesa e muitas possibilidades de história.
Muitos jogadores estão desbravando BG3, ou até mesmo já o finalizaram, ficando com um gostinho de “quero mais” do gênero. Por isso, decidimos fazer uma lista com outros RPGs eletrônicos (ou simplesmente “CRPGs”) incríveis que valem a pena conhecer.
Confira abaixo:
1 - Baldur’s Gate 2
Não existe uma maneira mais apropriada para começar uma lista de títulos para quem curtiu Baldur’s Gate 3 do que recomendar um… Baldur’s Gate!
Desenvolvido pela BioWare, Baldur’s Gate 2 foi lançado em 2000 e continua como um dos melhores e mais influentes jogos do gênero até hoje -— graças à sua escala épica, com a intensa história da Prole de Bhaal e imensa variedade de gameplay.
- Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
2 - Disco Elysium
Pisando em território atual e longe da fantasia, Disco Elysium é um dos RPGs mais inusitadamente aclamados da última década e, por isso, merece um espaço na lista.
Ambientado em um mundo fictício, que reflete uma versão pós-soviética da Estônia (pois é), o jogo indie do estúdio ZA/UM entrega uma experiência única, com quase nada de combate, que se foca em temas sociais, dilemas ideológicos e bastante diálogo.
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch
3 - Pillars of Eternity II
Assim como Baldur’s Gate, outra franquia que é impossível de não ser associada com RPGs eletrônicos é Pillars of Eternity.
Considerado como um clássico moderno do gênero, Pillars of Eternity II: Deadfire é um RPG complexo, com tudo a que tem direito: sistema robusto de personalização de personagem, ambientação imersiva, infinidade de histórias e gameplay viciante.
- Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
4 - Dragon Age: Origins
Em termos de liberdade e personagens carismáticos, Dragon Age: Origins tem várias semelhanças com Baldur’s Gate 3.
Ambientado no mundo Thedas, o game coloca você em uma história épica com criaturas mágicas e monstros terríveis, oferecendo uma verdadeira sensação de liberdade ao jogador, com muitas escolhas a serem feitas, possibilidades de romance e por aí vai.
- Plataformas: PC
5 - Divinity: Original Sin 2
Se tudo começou com a recomendação de um Baldur’s Gate, nada mais justo do que finalizar a lista com outro jogo da própria Larian Studios.
Sendo literalmente o antecessor de BG3, Divinity: Original Sin 2 é onde o estúdio já colocava em prática as principais ideias que os desenvolvedores queriam ver em um RPG moderno. Por isso, espere encontrar um mundo grandioso, com história bem-humorada, combate em turnos e, é claro, muitos NPCs carismáticos.
- Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
Acompanhe o NerdBunker também no Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.