20 jogos indispensáveis de PlayStation 4

O console da Sony tem uma biblioteca vasta de títulos disponíveis, então damos uma ajudinha para organizar o backlog!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
20 jogos indispensáveis de PlayStation 4

Se a expectativa dos jogadores pelo que está por vir no PS5 está alta, a culpa é toda do PlayStation 4.

O console ofereceu inúmeros jogos inesquecíveis e diferentes nos últimos anos —  tanto exclusivos quanto multiplataforma –, marcando toda uma geração que, mesmo após a chegada da nova, ainda tem muito potencial a ser descoberto com uma biblioteca recheada de muitas pérolas.

Então, para ajudar quem quer atualizar a lista do backlog ou acabou de entrar para o mundo vasto do PS4, decidimos montar uma lista com os 20 jogos mais indispensáveis da plataforma, sejam eles exclusivos ou não, que entregam experiências marcantes, divertidas e emocionantes que merecem a atenção dos fãs!

Bloodborne

Bloodborne é um RPG de ação do estúdio japonês From Software, que mistura o clássico estilo Soulsborne com terror lovecraftiano. O jogo conta com uma dificuldade elevada, uma história que desafia a percepção do jogador, inúmeros chefões memoráveis e uma ambientação sombria que oferece uma das experiências mais únicas na plataforma.

O jogo foi lançado em 2015 e está disponível exclusivamente para PS4. Vale lembrar que ele faz parte da PS Plus Collection para PS5.

Journey

Journey é um jogo indie de aventura que oferece uma experiência contemplativa. O jogador controla um misterioso andarilho e explora paisagens desérticas cheias de segredos e monstros. E, mesmo sem apresentar nenhum diálogo, a história consegue ser bastante profunda e comover quem está com o controle em mãos.

O título foi lançado em 2012 e está disponível para PS3, PS4 e PC.

God of War

Kratos está de volta, mas bem diferente. O God of War mais recente aposta em reformular uma franquia de longa data, apostando em mitologia nórdica, desenvolvimentos mais profundos de personagens e até toques leves de metroidvania. Com tantas mudanças que deram certo, o título acaba sendo um dos mais ambiciosos da plataforma.

GOW foi lançado em 2018 e está disponível exclusivamente para PS4. Vale lembrar que ele faz parte da PS Plus Collection para PS5.

The Last of Us Part II

Por falar em ambicioso, não poderia faltar The Last of Us Part II na lista. Com uma história que se tornou um divisor de águas entre os fãs, o jogo oferece uma experiência que mexe com o psicológico e o emocional do jogador, provocando sentimentos tanto positivos quanto negativos de forma proposital. É um desfecho digno para personagens tão marcantes como Ellie e Joel.

TLOU 2 foi lançado em 2020 e está disponível exclusivamente para PS4.

Persona 5

Essa é para os fãs de joguinhos japonês! Persona 5 é um JRPG, em que o jogador controla Joker e precisa cuidar de sua vida social e também enfrentar demônios e outras criaturas. Com sistemas de tempo, interfaces inteligentes e um combate envolvente, o título é uma das experiências mais diferenciadas e divertidas da plataforma.

O jogo foi lançado em 2016 e está disponível para PS3 e PS4. Vale lembrar que ele faz parte da PS Plus Collection para PS5.

Marvel’s Spider-Man

Marvel’s Spider-Man garantiu uma vaga nessa lista já em seu lançamento, quando mostrou como é a maravilhosa sensação de se balançar com teias por Nova York! Brincadeiras à parte, esse é o jogo de mundo aberto do Homem-Aranha que os fãs esperaram por muito tempo, que apresenta um combate frenético, uma história competente e vários vilões ao mesmo tempo.

O título foi lançado em 2018 e está disponível exclusivamente para PS4.

Spider-Man: Miles Morales

Esse é como uma extensão de Marvel’s Spider-Man, mas com um grande diferencial: o protagonista é Miles Morales, e não Peter Parker. Apesar de manter a mesma estrutura, o título conta com um combate diferenciado por conta dos poderes de Miles e uma história mais próxima ao jogador por mostrar a origem de um personagem querido — tudo em um jogo mais contido e redondinho.

Spider-Man: Miles Morales foi lançado em 2020 para PS4 e PS5.

Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn é um jogo de mundo aberto que se passa em um universo pós-apocalíptico, que mistura tribos primitivas e tecnologia avançada. Os humanos precisam lutar contra robôs gigantes para sobreviver — e, é claro, há muitos mistérios a serem descobertos pela protagonista Aloy em relação à queda da civilização.

O título foi lançado em 2017 e está disponível para PS4 e PC.

Uncharted 4: A Thief’s End

O último capítulo de Uncharted foi um dos primeiros jogos a coroar o lançamento do PlayStation 4 e, mesmo após vários anos, ele continua sendo um dos maiores destaques do console. O jogo acompanha uma história mais madura e pessoal de Nathan Drake em busca do tesouro escondido de Henry Avery, com a ajuda de seu irmão, Samuel.

Uncharted 4 foi lançado em 2016 e está disponível exclusivamente para PS4. Vale lembrar que ele faz parte da PS Plus Collection para PS5.

Death Stranding

Death Stranding é uma das experiências mais excêntricas e diferentes do console — afinal, saiu da mente mirabolante de ninguém menos do que Hideo Kojima. O título se passa em um universo pós-apocalíptico, em que o objetivo do jogador é reunir os sobreviventes do país realizando entregas que são perigosas e podem ser mortais, graças a criaturas do mundo dos mortos que vagam livremente.

O jogo foi lançado em 2019 e está disponível para PS4 e PC.

The Last Guardian

The Last Guardian é um jogo de aventura dos mesmos criadores de Ico e Shadow of the Colossus, que foi um dos títulos mais esperados de PS4 por ter ficado quase uma década em desenvolvimento. Mas tanta espera valeu a pena! Com uma jogabilidade simples, mas engenhosa, ele cativou os fãs com uma história sobre amizade entre um humano e uma criatura gigante.

O jogo foi lançado em 2016 e está disponível exclusivamente para PS4.

Final Fantasy VII Remake

Continuando a dose de nostalgia, a primeira parte do remake de Final Fantasy VII apresenta uma nova versão do clássico de PS1 com gráficos repaginados, um combate reformulado e novos visuais para os personagens. E ainda impressionou os fãs por ser um jogo bem fechadinho, mas apenas a primeira parte de outras que estão por vir.

O remake foi lançado em 2020 e está disponível para PS4 e PS5.

Ratchet & Clank

Sendo um reboot do primeiro jogo da franquia, Ratchet & Clank é um jogo de plataforma e aventura que mostra como Ratchet e Clank se conheceram e os primeiros planetas que eles desbravaram juntos. Com um visual cartunesco e uma jogabilidade viciante, é uma das experiências mais divertidas do console.

O game foi lançado em 2016 e está disponível exclusivamente para PS4. Vale lembrar que ele faz parte da PS Plus Collection para PS5.

Monster Hunter: World

Monster Hunter: World é um RPG de ação que coloca o jogador para caçar monstros gigantes, seja sozinho ou acompanhado de amigos, com muitas armas diferentes. É um dos títulos multiplayer mais viciantes de se jogar na plataforma, rendendo horas e horas de jogatina.

O jogo foi lançado em 2018 e está disponível para PS4, Xbox One e PC. Vale lembrar que ele faz parte da PS Plus Collection para PS5.

NieR: Automata

NieR: Automata é um RPG de mundo aberto que se passa em um futuro distópico, com batalhas entre alienígenas tecnológicos e o que sobrou da raça humana. Com muitas horas de conteúdo a oferecer — forçando até o jogador a zerar mais de uma vez –, o jogo apresenta uma história profunda que levanta questionamentos sobre a humanidade.

O título foi lançado em 2017 e está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Resident Evil 2

A repaginada quase completa de Resident Evil 2 é uma das experiências de horror mais maravilhosamente aterrorizantes da plataforma, que apresenta uma jogabilidade reformulada com câmera em terceira pessoa, visual atualizado e conteúdo inédito para um clássico que marcou o PS1.

O remake de RE2 foi lançado em 2019 e está disponível para PS4, Xbox One e PC.

What Remains of Edith Finch

What Remains of Edith Finch é um jogo indie focado em exploração e narrativa, que conta a história de uma família um tanto excêntrica que sofreu várias mortes trágicas ao longo dos anos. O jogador começa a descobrir o que aconteceu com cada um deles, explorando sua casa, agora abandonada.

O título foi lançado em 2017 e está disponível para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

GTA V

GTA V é um daqueles jogos que transcendem gerações — e, não à toa, já vendeu mais de 140 milhões de cópias. Assim como os outros títulos da franquia, ele é um jogo de mundo aberto voltado para o crime, mas conta com três protagonistas jogáveis. Vale ainda lembrar que seu modo multiplayer, GTA Online, continua com servidores cheios e ganhando conteúdo até hoje.

O game foi lançado em 2013 e está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.

Fortnite

Além de ser um dos títulos multiplayer mais jogados da atualidade, Fortnite também é um dos battle royale que mais inova em conteúdo para os jogadores. Já foram temporadas com modos solo, em equipe, especiais, transmissão de shows exclusivos e filmes e até estreia de trailers. É uma excelente pedida para quem quer se divertir — ou passar raiva também, faz parte! — com os amigos e ainda ter acesso a vários diferenciais.

Fortnite foi lançado em 2017 e está disponível para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Hotline Miami Collection

Hotline Miami é um jogo indie de ação e porradaria, em que o jogador controla personagens misteriosos — e um tanto perturbados, diga-se de passagem — que vestem máscaras de animais para aniquilar grupos de pessoas. A ideia é eliminar cômodos e mais cômodos de inimigos com um visual colorido em pixel art, uma trilha sonora frenética e uma jogabilidade viciante. O pacote é uma coletânea com os dois jogos da franquia.

O título foi lançado em 2012 e está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Mais notícias