A campanha de financiamento coletivo do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu chegou ao fim no dia 2 de fevereiro de 2021. Foi uma jornada e tanto!
O que começou como uma comemoração do lançamento do quarto e último episódio do Nerdcast RPG Call of Cthulhu se tornou a maior campanha de financiamento coletivo de um projeto criativo da América Latina.
Durante pouco mais de dois meses de campanha no Catarse, nerds de 34 países garantiram não só os livros que adaptam a história como também diversos produtos exclusivos e brindes temáticos do universo do Nerdcast, de réplicas de itens dos personagens, dados especiais para usarem em suas próprias sessões de RPG a colecionáveis do Billy.

As recompensas ficaram cada vez melhores e a campanha se tornou dinâmica, ganhando vida própria com lives e conteúdo diversos em diversas plataformas. Ao final, estavam garantidos: livro-jogo, audiobook, pelúcias, caneta Montegrappa (!), material autografado e muito mais.
Principais marcos
Iniciada ao meio-dia de 4 de dezembro de 2020, não precisou nem de uma hora para que batesse a meta inicial de R$ 300 mil — na verdade, o tempo exato foi de 34 minutos e 32 segundos! Vale lembrar que esse valor era o estipulado para garantir a realização do projeto.
Após pouco mais de duas horas do lançamento, todas as metas extras divulgadas na primeira leva foram batidas — incluindo a Mega-Meta de R$ 1 milhão. Para ser Mega, uma Meta precisava ser tão grandiosa que poderia ter uma campanha própria, como foi o caso do livro-jogo, que entrou nas recompensas de todos que apoiaram no nível 3 ou superior.
E antes mesmo da campanha completar 24 horas no ar, outro recorde foi quebrado. Chegando a R$3.128.593,36, o Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu tornou-se a maior campanha de financiamento coletivo de um projeto criativo na América Latina. O responsável por fazer o projeto bater o recorde anterior foi o 6.116º pagamento.
A campanha ganhou novas metas estendidas, incluindo a do audiobook e dos dados do Rex. Porém, em vez de entrarem como algo a ser conquistado, estas duas Mega-Metas já chegaram batidas como uma forma de agradecer o imenso apoio dos nerds. A essa altura, a campanha já havia ultrapassado os R$ 5 milhões.
Entrando na reta final, o financiamento do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu atingiu outra Mega-Meta de R$ 6.666.666,66, garantindo vozes adicionais para a narração do audiobook, que será entregue a todos que apoiaram no Nível 2 ou superior.
Nos últimos dias de campanha, o Círculo Final de metas foi revelado. Com 14 novos objetivos, incluindo recompensas para todos os apoiadores desde o Nível 1, esta última leva trouxe ainda mais conteúdo para os arquivos secretos, além de histórias extras para a graphic novel, mais páginas para o livro-jogo e até mesmo toques de celular.
Nos bastidores
Além do pessoal que participou dos episódios do Nerdcast RPG: Call of Cthulhu, também tivemos uma grande equipe por trás de toda a campanha de financiamento coletivo.
Uma das pessoas responsáveis foi Karen Soarele, escritora e responsável por toda a gestão de comunicação do projeto. A autora também está trabalhando no livro-jogo da coleção. Além disso, ela também foi a responsável pela ideia da figure do Billy, exclusiva para quem apoiou a campanha até o dia 6 de dezembro de 2020.
Outra figura muito importante para a realização deste projeto é Leonel Caldela, o mestre da campanha de RPG e autor dos livros da Coleção Cthulhu. Em comemoração ao sucesso do financiamento coletivo, ele publicou suas anotações do primeiro episódio, que foi ao ar lá em 2017, em suas redes sociais.
Entre os artistas que estão ajudando a trazer o universo do Nerdcast para o papel está Alice Monstrinho, artista apaixonada por RPG que é responsável por parte da graphic novel da Coleção. Vencedora de duas categorias do Troféu HQ Mix 2020, ela também fez parte do elenco de vozes de The Last of Us Part II. Fred Rubim também está trabalhando na graphic novel do projeto, e disse que adaptar um material tão querido pelos fãs é uma "responsabilidade gigante".

O artista Matteo Santos conhece muito bem o lado dos fãs: antes de entrar na equipe da graphic novel, ele fazia e publicava algumas adaptações da campanha para o formato de quadrinhos em suas redes sociais. Sua arte chamou a atenção não só do público mas também do Jovem Nerd e do Azaghal, que o convidaram para integrar o time do projeto.
Além de quem emprestou seus talentos para tornar o Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu uma realidade, não poderíamos deixar de falar sobre as pessoas mais importantes, que também são para quem tudo isso foi feito: os apoiadores. No total, 19.358 pessoas apoiaram o projeto.
Dados principais:
- Meta inicial de R$ 300 mil batida em 34 minutos e 32 segundos
- Chegou a R$ 1 milhão após 2 horas 17 minutos e 56 segundos
- Durante a madrugada, antes mesmo de completar 24 horas no ar, às 3 horas 27 minutos e 5 segundos, tornou-se a maior campanha de um projeto criativo da América Latina
- Recompensa limitada que acabou em menos tempo: Nível 7, Entidade Cósmica, em 2 horas 59 minutos e 51 segundos
- Na madrugada do dia 28 de fevereiro de 2021, a campanha chegou a Mega-Meta de R$ 6.666.666,66. Mais exatamente às 3 horas 14 minutos e 33 segundos
- Apoiadores de 33 países, além do Brasil, como: Estados Unidos, Hungria, Polônia, Portugal, Austrália, Japão, Finlândia, Estônia... A campanha rodou o mundo.
- Cerca de 270 pessoas trabalharam para colocar todo esse projeto no ar
- 19.358 pessoas apoiaram o projeto
- A meta alcançou 2839% do valor estipulado inicialmente
- A campanha Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu arrecadou R$ 8.519.827,00
Curiosidades
Os níveis de apoio eram bem variados e garantiam recompensas incríveis, mas um deles foi o mais disputado de todos: o Nível 7, Entidade Cósmica, esgotou em apenas 2 horas 59 minutos e 51 segundos. Foram poucos os sortudos que conseguiram garantir os livros, pôster autografado dos participantes, a estátua do Cthulhu feita pelo Iron Studios e a caneta Montegrappa Nerdcast RPG: Cthulhu. E os apoiadores deste nível também aparecerão como figurantes na graphic novel.
Outro dado interessante é que algumas metas foram batidas depois da finalização da campanha, com a validação de boletos. Esse foi o caso dos marca-páginas do Necronomicon, feitos em couro, que entraram nas recompensas do Nível 5 ou superior — a meta foi batida no dia 6 de fevereiro, quatro dias após o encerramento de novos pedidos do projeto!
A campanha teve uma jornada surpreendente e impressionante, e tudo começou como uma forma de comemorar o lançamento do quarto e último episódio do Nerdcast RPG Call of Cthulhu. A aventura completa foi publicada anualmente entre 2017 a 2020.
Vale lembrar que os episódios do Nerdcast RPG, assim como os outros podcasts do Jovem Nerd, podem ser escutados gratuitamente aqui no site, no aplicativo e em outros agregadores.
Seja ouvindo o podcast ou colaborando com o Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, a campanha só foi um sucesso por causa do nerd power! Agradecemos a confiança e o carinho de todos.
Para quem chegou depois, será possível comprar os livros. Mais informações serão divulgadas no futuro.