Foi anunciado que o ator Wanderley Tribeck, o primeiro artista a interpretar o palhaço Bozo no Brasil, faleceu na terça-feira (18), aos 73 anos.
De acordo com a família de Tribeck (via O Globo), o ator sofreu um infarto. Ele já estava internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, desde a manhã de ontem.
Wanderley Tribeck deu vida ao palhaço Bozo entre 1980 e 1985. Ele atendia pelo nome artístico Wandeko Pipoca e ainda trabalhou nas TVs Gazeta e Band, onde interpretou o palhaço Pipo. A carreira artística começou com apresentações em circos e teatros
Nos anos mais recentes, ele atuava como pastor evangélico em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. E vale acrescentar que Tribeck lançou a biografia "Da Morte para a Vida" em 2023, contando sobre sua turbulenta jornada antes, durante e depois da televisão.
O Bozo de Tribeck iniciou um grande legado para o público brasileiro, marcando a infâncias e gerações. Um exemplo próximo disso é que o palhaço é uma das grandes inspirações para Ozob, personagem do universo do Jovem Nerd RPG ( o nome do mercenário cyberpunk é Bozo ao contrário).
Wanderley Tribeck nasceu em 4 de fevereiro de 1951, em Vacaria, no Rio Grande do Sul.