Era julho de 2019 quando a terceira temporada de Stranger Things foi lançada na Netflix. Os episódios eram situados no verão e mostravam uma leveza até então pouco explorada na série, com Onze (Millie Bobby Brown) e Max (Sadie Sink) aproveitando o dia no shopping e falando que há muito mais na vida do que garotos bobos.
Mas toda essa leveza do começo da adolescência parece ter ido embora em Stranger Things 4, que chega à plataforma no próximo dia 27 de maio. Com os personagens em uma nova fase, e agora divididos em três grupos, a série promete uma temporada mais sombria e cheia de desafios que vão além dos monstros do Mundo Invertido.
- Stranger Things 4 ganha novo cartaz sugerindo volta ao passado de Eleven
- NerdOffice: D&D, guitarras e topetes! | Trailer de Stranger Things 4ª temporada
Em entrevista exclusiva enviada ao NerdBunker pela Netflix, Noah Schnapp define o novo ano como mais “sangrento” e “pesado”:
“Nada mais se baseia no tempo. Geralmente as temporadas se baseiam em um período de tempo, como verão de 1985, mas essa temporada se baseia nas locações. Temos o nosso grupo em Lenora Hills, o grupo clássico em Hawkins e também o grupo que está na Rússia. Claro que todo mundo se reúne no final, como sempre fazemos em Stranger Things, e é bem legal.”
Nesta temporada, Will Byers terá se mudado para a Califórnia ao lado de Joyce (Winona Ryder) e Onze, para começar uma nova vida após a partida de Hopper (David Harbour). Segundo Schnapp, uma das novas características de seu personagem é tentar proteger todos ao redor, depois das experiências que teve no Mundo Invertido:
“Will já passou por muita coisa ao longo da série. Ele esteve no Mundo Invertido e foi possuído pelo monstro. Nesta temporada, nós finalmente vemos Will vivendo a vida normal que todos desejam para o personagem. Ele 'segura vela' para Mike e Onze, mas só porque se preocupa com a segurança dos dois. Depois de tudo o que passou, Will está sempre tentando proteger Onze. Ele não quer que isso aconteça com mais ninguém. (...) Acho muito importante que o Will finalmente tenha uma folga de tudo. No final da terceira temporada, estava todo mundo aos prantos. A separação dos grupos foi triste, mas foi bom ver o Will tendo um descanso.”
Adolescência e RPG

Enquanto tudo isso acontece em uma parte da história, na outra, Mike Wheeler está enfrentando seus próprios desafios na adolescência ao lado de Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) em Hawkins. Segundo Finn Wolfhard, o jovem terá novas responsabilidades nos novos episódios:
“Mike fica bem sombrio também, mas o que eu gosto é que nesta temporada ele assume um papel de liderança novamente. É bom, porque nas últimas temporadas ele estava tocando a vida dele. Na temporada 3, ele era um adolescente mais comum. Agora está mais intenso, é um líder e está se encontrando. Acho que nesta temporada ele não tinha como fugir desse lugar de liderança.”
Já na escola, o jovem está confortável em fazer parte do grupo dos “excluídos” e começa a frequentar o Clube Hellfire para jogar Dungeons & Dragons.
“(...) Todo mundo na escola e na cidade acha que eles são adoradores do diabo. Na verdade, é só um bando de nerds e rejeitados que se reúnem depois da escola para jogar RPG. Dustin, Lucas e Mike têm certa admiração por Eddie Munson (Joseph Quinn), o líder do clube, um novo personagem desta temporada. Mike até deixa o cabelo crescer para ficar parecido com Eddie, que é totalmente anarquista. É o cabelo mais radical que o Mike já teve. Ainda tem aquela forma de cogumelo, mas com uma parte mais comprida atrás."

Mesmo com um tom narrativo diferente, que acompanha o desenvolvimento dos personagens, Wolfhard garante que Stranger Things 4 mantém os elementos que fizeram os fãs se apaixonarem pela série, misturando ação, humor e toques de horror:
“Uma das coisas que os irmãos Duffer fazem melhor é equilibrar vários gêneros. Desde a temporada 1 dá para ver isso. Qualquer pessoa pode entrar na internet e procurar a bíblia que eles criaram para a série. Já dá para ver todas as influências no tom de Stranger Things. A cada ano, eles ficam melhores nesse equilíbrio de vários gêneros. Este ano está sensacional em termos de ação e comédia. Eu acho que os Duffer têm uma carreira secreta como roteiristas de comédia. É um ótimo equilíbrio entre romance, drama de relacionamentos e terror. Eles sabem muito bem como unir esses elementos, e são os gêneros que eles melhor fizeram nesta temporada.”
Stranger Things 4 será dividida em duas partes. A primeira chega à Netflix em 27 de maio, e a segunda será lançada em 1º de julho. Também já foi confirmado que a produção será encerrada no quinto ano.