A franquia iniciada por Avatar: A Lenda de Aang (2005) já ganhou um filme live-action no passado, mas ele não foi usado como inspiração para a série que estreia em fevereiro de 2024. O showrunner da produção da Netflix, Albert Kim, revelou que propositalmente não assistiu o longa dirigido por M. Night Shyamalan.
- Veja a comparação entre live-action e série original de Avatar: A Lenda de Aang
- Showrunner da série de Avatar ficou com medo após criadores da animação deixarem projeto
Em entrevista para o Entertainment Weekly, Kim explicou que não queria ser influenciado pela produção de 2010 durante o desenvolvimento de Avatar: O Último Mestre do Ar, fosse para o bem ou para o mal. Em suas palavras:
"Eu nunca vi o filme de Shyamalan. Houve um período em que achei que deveria assisti-lo, mas então repensei. Não queria aquelas imagens na minha cabeça enquanto avançava com nossa versão do projeto [Avatar: A Lenda de Aang] . Então, evitei assistir de propósito. [...] Isso não quer dizer que eu não tenha ouvido as críticas a respeito."
O filme O Último Mestre do Ar (2010), com Noah Ringer, Jackson Rathbone, Nicola Peltz e Dev Patel, de fato recebeu uma série de críticas na época do lançamento (e até hoje). Destaques negativos incluem a escalação de artistas brancos para personagens racializados, a própria atuação dessas pessoas e a qualidade questionável de efeitos visuais.
Sobre isso, Albert Kim acrescentou que grandes erros do passado não eram tão difíceis de evitar. Além disso, ele acredita que um pouco dos problemas de O Último Mestre do Ar (2010) vieram da própria época da produção.
“Eu sabia o que os fãs não gostavam [no filme live-action] em geral, e aqueles tipos de armadilhas não eram difíceis de evitar. Por exemplo, teríamos escalado uma 'versão autêntica do elenco' de qualquer maneira. E, para ser justo, o longa de Shymalan foi feito em um momento em que a tecnologia ainda não havia alcançado o que o mundo de Avatar merecia. Então, eu sabia que os efeitos visuais seriam muito melhores do que tudo o que eles fizeram."
Por fim, Kim deixou claro que não pretende assistir a adaptação de M. Night Shyamalan mesmo depois da série live-action do TUDUM chegar ao público.
“Lembro que, quando estávamos no meio da produção, [o produtor executivo/diretor] Michael Goi disse: 'Você deveria assistir a versão de Shyamalan por diversão agora'. Eu fiquei tipo: 'Não, já cheguei até aqui. Vou só ignorar. Não quero'. Ele continuou tentando me provocar, mas acho que vou manter meu histórico de não ter visto [o filme]."
Avatar: O Último Mestre do Ar acompanhará o jovem Aang na jornada para dominar os quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) e restaurar o equilíbrio do mundo, que é ameaçado pela perigosa Nação do Fogo.
O elenco conta com Gordon Comier, Kiawentiio, Dallas Liu, Daniel Dae Kim, Amber Midthunder e Ken Leung.
A primeira temporada da série live-action chega à Netflix em 22 de fevereiro de 2024, com oito episódios.
- Início da série live-action de Avatar é diferente da animação, diz showrunner
- Série live-action de Avatar destaca Aang, Katara e Sokka em nova foto
Fique de olho por aqui para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: Entertainment Weekly