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Rilakkuma e Kaoru | Criando a magia do stop motion
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Rilakkuma e Kaoru | Criando a magia do stop motion

Visitamos o estúdio Dwarf, responsável pela animação

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
04.abr.19 às 13h02
Atualizado há mais de 6 anos
Rilakkuma e Kaoru | Criando a magia do stop motion

A série em stop motion Rilakkuma & Kaoru está chegando à Netflix. Apesar de existir há mais de quinze anos, essa é a primeira vez que o personagem estrela uma série animada, e tive a oportunidade de ir até o estúdio responsável pelo projeto.

Saindo um pouco da movimentada Tóquio, eu e mais cinco jornalistas de países como México, Itália e Emirados Árabes fomos até uma das cidades vizinhas conhecer uma das instalações do estúdio Dwarf, um dos únicos especializados em stop motion no Japão.

O Dwarf foi criado por Tsuneo Goda em 2003 para fazer as animações do personagem Domo, mascote do canal de TV japonesa NHK. De lá para cá, o estúdio cresceu e já trabalhou com grandes empresas, como Disney, Cartoon Network em um episódio de O Incrível Mundo de Gumball, e também trabalhou com a Nintendo em episódios do fofíssimo Poochie & Yoshi’s Woolly World.

Depois de conhecermos o passado da empresa, era hora de vermos o presente. O projeto do Dwarf para a Netflix adapta o personagem Rilakkuma, um urso marrom e preguiçoso, para um novo formato, explorando sua personalidade e os outros personagens da franquia.

Por trás das câmeras

rilakkuma e kaoru visita estudio Rilakkuma, Korilakkuma e Kiiroitori deitados na grama | Foto: Netflix

Apesar de levar o nome de Rilakkuma — abreviação de relaxed (relaxado, em inglês) e kuma (urso, em japonês), a produção por trás da série em stop motion não foi nada relaxada. O estúdio Dwarf passou seis meses montando a estrutura necessária para as gravações, e mais seis meses filmando cada quadro dos treze episódios. Para isso, foram necessários dez times de profissionais, entre animadores, “maquiadores” para os bonecos e até mesmo um estilista dedicado.

Ao todo, a produção usou mais de 70 bonecos distintos, entre eles nove Rilakkumas e sete Kaorus. As Kaorus foram ainda mais únicas: o estúdio encomendou a personagem diretamente com a empresa Mackinnon & Saunders, conhecida por seu trabalho em Noiva Cadáver, longa de Tim Burton.

rilakkuma e kaoru visita estudio Kaoru teve até estilista próprio! | Foto: Netflix

O estilista da Kaoru teve bastante trabalho. Ao todo, foram mais de 24 roupas diferentes, levando detalhes como as quatro estações do ano em consideração — tudo isso para que a personagem pudesse ser o mais humana possível.

Os bonecos são feitos de resina e possuem uma estrutura rígida, mas ainda assim precisam ser manuseados com cuidado. Por terem um exterior coberto com algodão, eles ficam sujos facilmente, exigindo que os animadores lavem as mãos constantemente ao manuseá-los.

Antes de fotografar o que viriam a ser os quadros da série, os episódios passam pelo storyboard e também são encenados com atores de carne e osso, facilitando assim o trabalho dos animadores na hora de buscar referências de movimento, por exemplo. Além disso, os atores que dão voz aos personagens são filmados enquanto estão gravando, assim, os animadores conseguem sincronizar as falas com o movimento da boca.

Um calendário na sala chamou a atenção durante a visita, pois os números escritos não seguiam um padrão. Ao ver que estávamos curiosos sobre o calendário, o pessoal do estúdio explicou que aquilo mostrava em qual cena cada uma das dez equipes estava trabalhando. Vários fatores são levados em consideração na hora de escolher a ordem de filmagem, como a estação do ano na série ou o cenário, que leva um tempo para ser montado e desmontado.

Dos dez mini estúdios montados dentro da Dwarf, cerca de seis estavam ocupados durante nossa visita. Vi duas equipes trabalhando completamente cercadas por panos pretos aveludados, pois a luz externa não pode interferir no que está sendo fotografado. Eram tantos fatores que poderiam atrapalhar o trabalho dos animadores que dava até medo de entrar no espaço reservado para que assistíssemos às gravações.

Depois de um breve tour e de ver a criação do stop motion de perto, voltamos para a sala de reuniões, onde o diretor Masahito Kobayashi e o animador chefe Hiro Minegishi estavam nos esperando para uma sessão de perguntas e respostas.

Animação para todas as idades

Rilakkuma nasceu na empresa de papelaria San-X, que pedia para que seus funcionários criassem um personagem fofinho por mês. Foi então que a funcionária Aki Kondo criou o ursinho preguiçoso, fruto do desejo por uma vida mais relaxada e leve. O personagem e se tornou um grande hit no Japão, ganhando várias versões em pelúcia e até mesmo ganhando livros e jogos. Por que, então, fazer a animação voltada para o público adulto também?

Kobayashi revelou que, na verdade, Rilakkuma também é extremamente popular entre mulheres na faixa dos 30 anos, e que isso é um reflexo da seriedade e pressão da sociedade japonesa.

Talvez seja por isso que a personagem Kaoru, criada especialmente para a animação da Netflix, seja parecida com essa descrição. A princípio, ela mora sozinha e tem que lidar com seus problemas, passar pelo estresse do trabalho, de arranjar um namorado, entre outros dramas do dia a dia. Então, ela acorda uma manhã e Rilakkuma está lá, quase como se ele existisse para ensiná-la a relaxar e não perder a cabeça.

Uma mensagem de esperança

Com a série, o diretor disse que espera transmitir um pouco de energia positiva, dar forças e coragem para que os adultos consigam viver melhor: “A principal mensagem da série é de que está tudo bem, não precisa se importar tanto com coisas pequenas”.

Hiro Minegishi, chefe de animação, apontou que a maioria dos desenhos destinados ao público adulto prefere adotar um humor ácido, uma comédia mais sarcástica. A ideia de Rilakkuma vai para o extremo oposto essa tendência — eles querem entregar episódios reconfortantes, que façam o personagem dar esperança para o mundo.

Foi com esse clima leve que deixamos o estúdio Dwarf. Apesar de ser um processo lento e meticuloso, é estranhamente satisfatório assistir os animadores trabalhando em um stop motion, e a paixão dos diretores e produtores pelo projeto conseguiu contagiar ao menos a mim.

Os treze episódios de Rilakkuma & Kaoru chegam à Netflix em 19 de abril de 2019.


A jornalista viajou até Tóquio à convite da Netflix.

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