A pandemia de COVID-19 influenciou bastante a maneira como o brasileiro consome filmes e série. Segundo pesquisa divulgada pela Universal TV, chamada de Paixões em Séries, desenvolvida pela Gente Globo, 50% das pessoas entrevistadas assistiram a mais filmes, séries e programas em família em 2020.
O estudo aponta que o isolamento social aumentou a procura por conteúdos audiovisuais, com 45% dos entrevistados procurando novas séries. Entre eles, 47% estão assistindo a mais produções internacionais do que antes, e 57% têm os seriados como a sua principal foram de entretenimento durante o período de quarentena. Além disso, 73% revelaram assistir novamente à séries e programas que já tinham assistido antes.
Para os entrevistados pela pesquisa, 69% acreditam que se identificar com as situações vividas por personagens e que isso é um fato importante na hora de escolher uma produção. Já para 79%, as representações em tela têm aumentado de anos para cá.
Quando o assunto é representatividade, também houve avanço, pois 85% das pessoas dos brasileiros LGBT+ sentem que as séries que abordaram o tema ajudaram a conversar com suas famílias sobre diversidade. Sobre o mesmo assunto, 81% dos entrevistados que não são LGBT+ afirmaram que produções sobre o tema fizeram com que eles se sentissem mais próximos e conectados daqueles que fazem parte do grupo.