Já está disponível no Amazon Prime Video o quinto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.
Intitulado de “Partidas”, o capítulo eleva a qualidade da série ao amadurecer a história e lidar melhor com a divisão entre seus diversos núcleos.
[Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a partir daqui]

Desde que teve seus primeiros detalhes divulgados, a produção do Prime Video deixou claro que teria diversos núcleos, o que pode ser um problema na hora de equilibrar o tempo de tela. Essa sensação ficou clara nos episódios três e quatro de Os Anéis de Poder, mas resolvida de forma melhor no quinto.
Em “Partidas”, há tempo para mostrar os Pés-peludos, Galadriel (Morfydd Clark), Durin (Owain Arthur), Gil-galad (Benjamin Walker) e vários outros personagens, deixados um pouco de lado nos capítulos recentes. Além de indicar um amadurecimento narrativo, isso também mostra que a história está evoluindo. Ou seja, após um período de apresentação e ambientação daquele universo, chegou a hora de se aprofundar melhor em cada conjunto.
Neste contexto, vale destacar a trama de Lindon e de Gil-galad. Se antes os interesses do elfos pelo reino dos anãos eram motivo de dúvida, agora tudo está mais claro, o que ajuda o público a se relacionar com o que está acontecendo. Mais do que ambição, há uma questão de sobrevivência e isso torna toda a dinâmica ainda mais importante, com muito a ganhar e perder.
Há ainda um momento importante entre Elrond e Gil-galad, em que o personagem de Robert Aramayo faz um discurso sobre seus valores e a amizade com o príncipe Durin. Assim como aconteceu com Galadriel no capítulo quatro, neste momento o jovem elfo demonstrou que está aprendendo com os acontecimentos recentes, para então se tornar o personagem conhecido pelos fãs na Terceira Era.
Indo os Pés-peludos, “Partidas” desenvolve mais a relação entre O Estranho (Daniel Weyman) e os antepassados dos hobbits. O núcleo entrega belas cenas, tanto quando o personagem mostra que está aprendendo a falar junto com Nori (Markella Kavenagh), como quando a jornada do grupo continua ao som de uma música poderosa, que resgata muito do sentimento épico que J.R.R. Tolkien construiu na franquia.
Como não poderia ser diferente, o tema de “quem é Sauron?” segue importante no novo episódio. Para alguns, o capítulo deu dicas claras sobre quem é o grande vilão, já para outros, a trama entregou mais dúvidas do que certezas. O que há de fato são cenas mais explícitas sobre a índole de vários nomes apresentados até agora, desde O Estranho, até o próprio Halbrand (Charlie Vickers), que tomou uma importante decisão em Númenor. Mesmo que o nome de Sauron ainda não esteja tão óbvio, o capítulo posicionou melhor as peças no tabuleiro, o que demonstra a já citada evolução.

Ao detalhar melhor as índoles e objetivos dos personagens, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder também encontrou mais espaço para falar sobre as crenças de vários nomes mostrados em tela. Isso é mostrado com Celebrimbor (Charles Edwards) e Gil-galad, ao falar sobre a luz das Silmarils, com Galadriel e Halbrand na jornada de volta à Terra-média, e até mesmo com Adar (Joseph Mawle), o “pai dos orques”, em uma cena que fala sobre quem ele é e quem pretende se tornar.
Unindo estes pontos, o quinto episódio de Os Anéis de Poder mostrou um bom progresso em comparação com os capítulos anteriores. Passando oficialmente da metade da primeira temporada, a série entregou mais informações aos fãs e terminou deixando ganchos importantes para o futuro. Depois de algumas semanas mornas, parece que finalmente estamos entendendo melhor essa “nova Terra-média” que o Prime Video quer explorar.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder ganha novos episódios às sextas-feiras, no Prime Video.