Assim como Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro, mais dois heróis urbanos da Marvel chegam as telas da TV: mas não será na Netflix dessa vez. Mando e Adaga é uma coprodução Casa das Ideias com o canal Freeform, da Disney. A previsão de estreia é 2018 e você pode conferir o primeiro trailer aqui.
Mas quem são estes personagens? Qual a sua origem e os seus poderes? Vamos aqui falar um pouco desta dupla enigmática e o drama que cerca a vida dos dois vigilantes fantasiados.
Origem e Poderes
Criados em 1982 por Bil Mantlo e Ed Hannigan, Manto e Adaga surgem pela primeira vez na edição 64 de The Spectacular Spider-Man (publicado por aqui em Homem-Aranha 54 da Editora Abril) e passam a integrar o casting das histórias do aracnídeo desde então. Na ocasião, o Amigão da Vizinhança responde a um pedido de socorro de um farmacêutico, mas não consegue impedir que ele seja assassinado pela dupla de estreantes. Em conflito com eles, Peter Parker acaba derrotado pela energia combinada de seus adversários e passa a investigar a origem e motivação dos dois personagens.
Fugitivos de seus respectivos lares em busca de uma nova vida, a jovem Tandy Bowen e adolescente Tyrone Johnson chegam a Nova York e são ludibriados por bandidos que os sequestram e enviam para a Ilha Ellis, ao lado da Estátua da Liberdade, onde acabam se tornando cobaias de uma quadrilha. Na ocasião, a organização criminosa está produzindo uma droga experimental e testa o produto em garotos sequestrados: Ty e Tandy se tornam as novas vítimas do grupo.
Utilizando de ingredientes desconhecidos, a droga se torna fatal para todos aqueles que a utilizam, fazendo com que os criminosos desistam dos testes. Porém, entre os muitos corpos inertes, Bowen e Johnson ainda agonizam de dor e fogem do local. Por alguma particularidade em seu metabolismo, a droga cria uma reação diferenciada com a dupla, que não só sobrevive como também acaba por ganhar dons especiais. Enquanto um se torna um ser das sombras, a outra passa a se tornar uma entidade de luz e ambos passam a se complementar, suprindo a dor sentida pelo outro.
Manto
Envolto na vestimenta que dá nome a sua identidade heroica, Manto tem o seu corpo totalmente ligado a uma dimensão sombria, tornando-se um portal para este gélido mundo. Ao envolver qualquer indivíduo, o personagem leva a sua vítima para este lugar e suga a sua energia vital, podendo matá-lo para saciar o gélido vazio que sente no seu corpo. Balas e qualquer tipo de ataque físico não surtem efeito no seu corpo, ocasionando também uma reação adversa em quem o toca. Além disso, Tyrone utiliza das sombras para se teletransportar para qualquer lugar, mesmo que nunca tenha estado anteriormente naquele ponto, levando qualquer tipo de objeto ou individuo junto com ele. Um dos seus maiores feitos foi teletransportar um metrô em movimento, impedindo uma tragédia nos subterrâneos de Nova York.
Adaga
Ao contrário de seu companheiro, Tandy Bowen acaba ligada a luz e se torna a habilidosa Adaga, que além de emanar uma energia radiante também pode criar pequenas “facas de luz” de seus dedos. Com alcance infinito, perseguindo suas vítimas até atingi-las, estas armas causam uma sensação bioquímica que, a depender do nível de poder exercido pela heroína, pode causar de dores momentâneas e até a morte. Entretanto, suas armas também podem eliminar substâncias químicas, ajudando dependentes de drogas a se livrar do vício. Além dos projeteis, Adaga também ganhou grande agilidade nos movimentos e uma extrema dependência: assim como Manto precisa de luz para saciar seu vazio, ela necessita descarregar o seu poder para aguentar o calor intenso que sente em seu corpo.
Uma dúvida recorrente dos leitores e fãs da dupla é sobre a sua condição original. Seriam os dois mutantes que tiveram os seus poderes liberados pela droga? Apesar de protagonizar algumas aventuras ao lado de grupos como Novos Mutantes e X-Factor, chegando a integrar os X-Men nos últimos anos, Manto e Adaga não são Homo Superior. O mais provável é de que os dois carreguem em sua genética uma proximidade com a espécie, sendo potenciais genitores ou filhos de pessoas com o gene X.
E o que esperar da série?
Ainda existem poucas informações sobre a série, mas o trailer divulgado já nos dá um panorama do que deve ser abordado na sua primeira temporada e quanto da sua versão em quadrinhos será utilizada. Com base nisso, trago aqui alguns paralelos que podem ser interessantes entre as duas mídias e como as HQs podem ajudar a entender o que já foi mostrado sobre o programa.
Em primeiro lugar, Manto e Adaga é sim uma história adolescente. Mesmo que a sede de vingança de ambos tenha sido um dos temas com maior ênfase em suas primeiras histórias, o drama vivido pelos personagens é um dos principais fatores para o sucesso da dupla no Universo Marvel. Ty e Tandy se tornam dependentes dos poderes de um do outro, e isso acaba por criar um sentimento afetivo que os coloca em um verdadeiro turbilhão de questões existenciais. Enquanto Manto se pune por sugar a energia de Adaga, temendo roubar a sua vida no processo, a heroína tem a necessidade de expurgar a luz que existe dentro de si para não sofrer com o calor produzido pelo seu poder.
A questão é saber como esses poderes serão adquiridos pelos dois na trama. Será que teremos a abordagem do uso de drogas e dos problemas relacionados ao vício e o tráfico de entorpecentes?
No trailer, também temos alguns indícios de que o passado dos protagonistas seguirá o que foi escrito nas HQs: Enquanto Tandy vem de uma família rica e indiferente, se destacando como bailarina, Tyrone mora em um bairro pobre e tem dificuldades na relação com seus colegas, é um excelente esportista, se destacando como jogador de basquete.
Possíveis vilões da série
Em relação aos bandidos, existem poucas informações sobre quem poderá ser utilizado como vilão da dupla. Nos quadrinhos da cronologia principal, é descoberto que o sindicato do crime de nome Maggia foi o responsável pela criação do experimento do Dr. Marshall nos adolescentes. Entretanto, no Universo Ultimate, temos a Roxxon como a empresa por trás do ocorrido, em uma tentativa de criar novos supersoldados. Essa pode ser a base para a série, já que temos na última imagem do trailer o logo da empresa. Vale lembrar que a mesma Roxxon já foi utilizada em filmes e outras séries no Universo Cinematográfico da Marvel (Homem de Ferro, Demolidor, Agents of Shield, Agent Carter).
Gangsters como Cabelo de Prata e Senhor Negativo seriam nomes principais como antagonistas. Entretanto, como os dois também são ligados a franquia do Homem-Aranha, não acredito que sejam utilizados para a trama. Ainda é cedo para saber se o tema místico e religioso também será abordado na série, o que demandaria uma maior abordagem na dimensão das sombras e até no passado da própria Tandy.
Até o momento, acredito que Manto e Adaga pode ser uma aposta certa da Marvel para um enfoque em séries adolescentes. Os dois personagens bebem desse lado novelístico e também tem um potencial muito forte para um amadurecimento da trama ao longo das temporadas. Temas como drogas, exploração sexual e até debates sociais podem muito bem ser inseridos neste produto.