Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Última temporada de Barry mergulha em traumas psicológicos
Séries, TV e Streaming

Última temporada de Barry mergulha em traumas psicológicos

Leia as nossas primeiras impressões da 4ª temporada da série de Bill Hader

Matheus Rodrigo
Matheus Rodrigo
17.abr.23 às 17h16
Atualizado há cerca de 2 anos
Última temporada de Barry mergulha em traumas psicológicos
(Barry/HBO/Divulgação)

A terceira temporada de Barry acabou deixando dúvidas sobre qual caminho a série de Alec Berg (Silicon Valley) e Bill Hader (It – Capítulo 2) seguiria. No último domingo (16), a quarta — e última temporada — da série da HBO estreou trazendo respostas sobre o que vem depois de um grande momento de ruptura.

A produção retornou com dois episódios — a temporada terá oito, no total — e, em um momento oportuno, fazendo uma dobradinha com Succession, outra prata da casa, que tem se destacado entre público e crítica. Em suas temporadas finais, as duas produções dividirão as noites de domingo do canal nas próximas semanas, que vai transmitir uma na sequência da outra.

As semelhanças não param por aí. Assim como no episódio mais recente da série de bilionários da HBO, Barry teve a missão de apresentar os rumos de seus personagens após um capítulo bombástico. Barry (Bil Hader), seu professor de teatro Gene Cousineau (Henry Winkler) e sua namorada Sally Reed (Sarah Goldberg) retornaram em dois episódios dramáticos, dirigidos por Hader.

[Aviso de spoilers de Barry a partir daqui]

Muito tempo se passou desde que Barry recebeu a missão de assassinar um ator de uma companhia de teatro. Ainda na primeira temporada, o matador de aluguel que dá nome a série se aproximou do grupo e escolheu deixar a profissão letal para trás em nome da arte. Porém, desde então, o passado continuou a atormentar o ex-veterano de guerra. 

Sally em primeiras impressões de 4 temporada de Barry Sally (Sarah Goldberg) é um dos destaques dos primeiros episódios da quarta temporada de Barry (Divulgação/HBO)

A quarta temporada começa com Barry na prisão após cruzar o caminho de Jim Moss (Robert Wisdom), pai de uma de suas vítimas. Enquanto isso, Sally lida com os traumas recém-adquiridos após se envolver em um crime com o assassino, e o professor de teatro Sr. Cousineau, se torna o rosto da prisão midiática após participar do plano para prender o protagonista. Hader, Winkler e Goldberg, que interpretam o trio respectivamente, se destacaram no terceiro ano e retornam apresentando as consequências desses eventos para Barry e as pessoas que ele ama.

O roteiro potencializa um Barry melancólico, completamente perdido sobre o seu lugar no mundo. A produção alterna entre planos focados nas expressões de seus atores e sequências mais contemplativas, em grande medida ambientadas nas projeções do personagem principal sobre uma vida ideal e normal — se é que ela existe. Por suas vezes, Sally e Cousineau tentam juntar os cacos de serem enganados por anos, ao mesmo tempo, em que são dependentes da atenção e do amor de Barry.

A nova temporada da produção é mais uma que foca nas repercussões de momentos bombásticos, como a prisão de Barry, o crime de Sally, entre outros. Porém, ao contrário de produções recentes como Breaking Bad, Game of Thrones e a própria Succession, que adotaram um ritmo mais frenético após reviravoltas chocantes, Barry opta por uma perspectiva mais contemplativa. A série mergulha no psicológico conturbado de seus personagens, o que promete ter repercussões futuras.

Hank e Cristobal em primeiras impressões de 4 temporada de Barry Hank e Cristobal funcionam como alívio cômico no começo da temporada (Divulgação/HBO)

A série retorna com cenas bem-humoradas também. O humor macabro de Barry está presente nos episódios iniciais da última temporada, com destaque para Sally, Cousineau e o próprio assassino trancafiado — todos eles têm sequências agindo de forma completamente absurda e, tragicamente, engraçada. Hank (Anthony Carrigan) e Cristobal (Michael Irby) retornam como o carismático e excêntrico casal de mafiosos e trazem uma leveza muito bem-vinda à série.

Para os próximos episódios, Barry promete mergulhar ainda mais nos conflitos internos de seus personagens, discutindo os efeitos dos traumas que eles carregam. Mesmo na cadeia, o assassino de aluguel continua tendo impacto na vida daqueles com quem conviveu e o efeito disso ainda deve ser medido. Da parte da audiência, a série retornou e reviveu a saudade de assistir a dramédia macabra da HBO — pena que está acabando. Seriamos também dependentes de Barry?

A quarta temporada e última temporada de Barry terá 8 episódios, disponibilizados às 23h aos domingos no HBO e HBO Max.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais