Criadores e showrunners da série 1899, os alemães Baran Bo Odar e Jantje Friese se pronunciaram sobre as acusações de que a obra seria um plágio do quadrinho brasileiro Black Silence. A situação tomou força no último domingo (20), após uma postagem da quadrinista Mary Cagnin nas redes sociais.
Em post no Instagram, Jantje Friese escreveu:
“Ah, a internet! Não postei nada durante anos pois achei que as redes sociais estavam tóxicas. As últimas 24 horas só me comprovaram isso. Para os que não sabem, uma artista brasileira afirma que roubamos coisas do quadrinho dela. Que fique claro, não fizemos isso! Até ontem, nem sequer sabíamos da existência da HQ. Durante mais de dois anos, sofremos e suamos para criar 1899. Esta é uma ideia original, sem base em nenhum outro material. Mesmo assim, fomos bombardeados de mensagens, algumas muito dolorosas. Alguém grita e todo mundo vai atrás, sem nem conferir se as alegações fazem sentido.”
Também pelo Instagram, Baran Bo Odar lamentou a situação e afirma ter entrado em contato com Mary Cagnin:
“Infelizmente, não conhecemos a artista, nem o trabalho dela no quadrinho. Jamais copiaríamos o trabalho de uma colega, pois somos todos artistas. Entramos em contato com ela, e esperamos que as acusações sejam retiradas. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, vamos semear mais amor em vez de ódio. Obrigado. Bo.
Entenda o caso
Lançada na Netflix no último dia 17, 1899 aborda um grupo de passageiros a bordo de um navio. Os mistérios começam quando a embarcação encontra outro navio, tido como desaparecido há meses.
No domingo, Mary Cagnin postou um relato no Twitter, no qual alega encontrar similaridades visuais entre a série e o quadrinho Black Silence, lançado em 2016. A autora disponibilizou gratuitamente a obra na internet.
A principal semelhança apontada por Cagnin é uma sequência em que personagens de ambas as obras se deparam com uma pirâmide preta, além de símbolos visuais em determinadas cenas.
- 1899: Entenda o final da série e o que esperar de uma segunda temporada
- 1899 – 1ª Temporada | Crítica
Os 8 episódios da primeira temporada de 1899 estão em streaming na Netflix. Black Silence foi disponibilizada gratuitamente pela autora e pode ser lida através do link.