Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
One Punch Man: não assistiu ainda por quê?
HQs e Livros

One Punch Man: não assistiu ainda por quê?

Personagens carismáticos, história divertida e ação na medida

Pedro Duarte
Pedro Duarte
23.mar.16 às 14h30
Atualizado há cerca de 9 anos
One Punch Man: não assistiu ainda por quê?

One Punch Man conta a história de Saitama, um sujeito normal que queria ser um herói. Não pela fama, dinheiro, nada disso. Ele queria ajudar as pessoas. Era um hobby, algo para fazer no tempo livre.

Saitama treinou tanto, mas tanto, que perdeu os cabelos. Sua vida ficou entediante: nenhum bandido, nenhum adversário, ninguém mesmo, tem chance contra ele. O pior (na perspectiva do personagem): agora ele resolve tudo com apenas um soco!

E é nessa base super simples que se sustenta One Punch Man! Mas, então, como algo com uma premissa tão simplória e previsível (você sabe como as lutas vão acabar) deu tão certo?!

One Puuuuunch!

One Punch Man é o anime do momento. Mas é muito mais do que isso! Vez ou outra, alguma animação japonesa ultrapassa a barreira dos "fãs de anime", os otakus, aqui no Brasil: aconteceu com Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Sakura Card Captors e muitos outros...

E, agora, mesmo sem a força da TV Aberta para consolidar o alcance ainda mais massivo que a internet cria (como aconteceu com os títulos que citei acima), One Punch Man chegou lá! Se você não assistiu, provavelmente já ouviu falar. E se não sabia nada até agora, então, está aqui uma boa oportunidade!

Saitama é um dos personagens mais engraçados que já vi. O tipo de humor lembra Golden Boy, ao mesmo tempo, o anime/mangá faz referência a outras obras, mas sem prejudicar a experiência para quem não é "iniciado" no mundo dos animes. Ou seja, você reconhece a referência ao Piccolo, Sailor Moon e até Chaves, que não é anime, mas tá valendo (nas imagens abaixo)- mas se não reconhecer, também não tem problema!

one punch man piccolo

one punch man

one punch man

O protagonista é indiferente aos anseios normais. Ele não liga para fama, dinheiro. O senso de justiça, a nossa referência de vida, pede que ele seja reconhecido: "Foi ele que salvou! Ele que merece o crédito!". Mas ele não se importa. Saitama é autossuficiente, indiferente à opinião alheia. É tão poderoso e tão desligado, que torna todo o resto sem importância.

Genos e a Associação de Heróis

one punch man genos saitama

Existe uma Associação de Heróis que classifica por poder: classe S, são os mais fortes, seguindo para classes A, B e C. Genos é o típico protagonista das histórias japonesas, com um passado difícil, sempre querendo se superar e com grande senso de justiça. Aliás, até o design do personagem é coisa de protagonista - que vai evoluindo, "mudando de casca", tudo isso.

Entra na trama em um episódio épico (e um dos mais divertidos), o qual Saitama se encarrega de matar um mosquito! Ali, Genos encontra o mestre que tanto procura e começa a fazer parte da nossa vida de vez!

Dos heróis de Classe S, também podemos destacar o Puri-Prui-Priosioner, Bang, Metal Bat... E se você está adiantado no mangá, vai adorar o King! Preste atenção nesses personagens e divirta-se. O legal é se deixar surpreender mesmo, com esse que é um dos pontos mais fortes de One Punch Man (além do humor e do protagonista sensacional): o uso brilhante dos personagens secundários.

Então é assim que respondo a pergunta feita lá em cima: como alguma obra, com um argumento tão simples, pode dar tão certo? Dizem por aí que todas as histórias já foram contadas (o que eu discordo)! Mas, seguindo essa linha, de todo modo, One Punch Man conta a mesma história de maneira diferente, com personagens carismáticos que brilham a cada episódio - você quer ver o Saitama, mas consegue encarar alguns capítulos sem o protagonista tranquilamente!

Porquê vale a pena

saitama ok

O desfecho de cada trama tem um humor único e inusitado - Saitama pode se irritar porque esqueceu a promoção no supermercado, por exemplo! A animação é linda, a trilha sonora é perfeita (no sentido de "não tem defeitos mesmo"). Você sabe quem vai resolver o problema e que será com apenas um soco (One Punch Man, né?), mas e o caminho para chegar até lá?

É assim que a obra te conquista: o caminho, os detalhes e a diversão sem pretensão. Sem deixar de lado um personagem principal que é indiferente a tudo de maneira hilária, que mora num apartamento minúsculo, joga videogame, lê quadrinhos e passa o dia de pijama ou moletom amarelo.

Saiu da Internet

One Punch Man nasceu na internet. O autor que usa o codinome ONE (porque quer se manter anônimo para não interferir no "emprego normal" dele) criou a webcomic em 2009, alcançou quase 8 milhões de acesso antes de se tornar parte da Weekly Shonen Jump, ganhar doze episódios e sete OVAs produzidos pela Madhouse.

É uma anime divertido, bonito de assistir, tecnicamente perfeito, cheio de carisma e uma história despretensiosa, mas muito bem trabalhada. No Brasil, o mangá está só começando a sair pela Panini.

Corre pra assistir/ler!

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais