Nesta semana a Turma da Mônica entrou na campanha contra o COVID-19, o novo coronavírus, e mostrou o Cascão lavando as mãos com um pequeno incentivo de seus amigos que enfatizavam "Lavar as mãos salva vidas" (veja aqui).
Entretanto, essa não é a primeira vez que o garoto sujinho do bairro do Limoeiro decidiu pela higiene. Ele também teve encontros com o chuveiro por causas nobres.
Dia das mães (1964)
Em 1964, quando as histórias da Turminha ainda eram publicadas em tirinhas no jornal, a mãe do Cascão pediu um presente mais do que especial para o filho. Ele não conseguiu recusar, mesmo que isso significasse deixar sua sujeira escorrer pelo ralo.
Enchentes no Brasil (1983)
Considerado por muitos como o primeiro banho de verdade do Cascão, esse momento coincide com outra crise que estava acontecendo no Brasil, as enchentes que atingiram Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em julho de 1983.
A imagem foi publicada na Folha junto com um conto escrito pelo próprio Maurício de Sousa. Confira abaixo um trecho:
Foi preciso que acontecesse algo mais forte do que uma coelhada da Mônica para ele se decidir. E hoje ele já está pronto para o primeiro banho e para uma ação mais nobre.Devagarinho, tateando com o dedão. Depois sentindo a água, sensação desconhecida, até os tornozelos. E, em seguida, com a água até a cintura, lá vai o Cascão, com uma trouxinha de roupas e biscoitos, em direção às crianças assustadas, ilhadas pela enchente de Santa Catarina.
O Cascão adolescente toma banho (2008)
Desde o lançamento de Turma da Mônica Jovem, em agosto de 2008, foi estabelecido que o Cascão passou a tomar banho de vez em quanto. Essa foi uma das mudanças feitas para mostrar como a Turminha cresceu, que inclui até o Cebolinha indo ao fonoaudiólogo para não trocar mais os "erres" pelos "eles".
Pegadinha de 1º de abril (2015)
Essa foi apenas uma brincadeirinha e não é considerada cânone, assim como a historinha "O Dia Que o Impossível Aconteceu", mas é um exemplo de como a limpeza do personagem é usada para chamar atenção em alguns momentos.
Então o Cascão não é tão sujo assim?
A verdade é que ele continua com a sua característica de ser sujinho, mas usar um personagem que tem isso como algo tão marcante para conscientizar pessoas, especialmente crianças, sobre um problema como o coronavírus é essencial nesse momento. Não destrói a infância de ninguém e ainda facilita o trabalho dos pais e mães que precisam proteger suas famílias.
Então, faça como o Cascão: Lave as mãos. Isso salva vidas.