Um estúdio de otakus assumidos, a HoYoverse sabe bem como criar protagonistas estilosos para os seus games. Tanto Genshin Impact quanto Honkai: Star Rail são repletos de rostos que parecem ter saltado direto de animes, com visuais variados e muito bem pensados. Tudo isso chega a outro patamar com Zenless Zone Zero, novo game do estúdio que combina a estética cyberpunk com a cultura urbana.
Com cerca de 15 personagens jogáveis, conhecidos como Agentes, o game vai longe nos designs, que incluem um robô punk pistoleiro, uma garota vestida de empregada com uma gigantesca serra giratória, um classudo lobo humanóide mordomo, e um urso de jaqueta equipado com uma enorme pilastra como arma.
A convite da HoYoverse, o NerdBunker teve a oportunidade de viajar para Singapura e conversar com o produtor do game, Zheyu Li. Em mesa redonda com jornalistas da América Latina, ele descreveu um pouco do processo de criação dos personagens:
“É desafiador pensar em tantos personagens, tivemos que planejar seus visuais, papéis e mecânicas de combate”, afirmou. “Muitas ideias iniciais foram descartadas ao ver que não ficavam tão boas nos testes de animação.”
Li explicou que a equipe foi criteriosa no desenvolvimento dos Agentes: “Temos um longo processo de preparação antes de desenhar ou produzir um personagem, o que pode ser feito em apenas alguns dias ou até mesmo meses. Nós estamos abertos a rejeitar ideias mesmo após estudá-las por tanto tempo, caso não estejam perfeitas.”

“Como você pode ver, os movimentos e animações dos personagens em ZZZ são únicos, nada é reutilizado. Nossa equipe se empenhou muito nisso — estamos exaustos, sim, mas a nossa paciência e esforço nos deixam muito contentes, já que não nos contentamos com uma padronização das animações.”
O produtor afirmou que esteve envolvido no desenvolvimento de todos os personagens, mas reforçou que o processo de criação é esforço coletivo e que valoriza bastante a sensibilidade de sua equipe na concepção de designs e mecânicas interessantes: “Eu amo todos os personagens pois foram minhas criações. Se eu não gostasse de algum, acho que nem o produziria”, falou. “Ao mesmo tempo, tenho que respeitar as preferências da minha equipe. É importante que eles façam o que gostam. Sempre que alguém me descreve uma ideia de personagem que acham legal, eu acabo gostando também após ouví-los.”
ZZZ na América Latina

Durante a discussão sobre os personagens, um jornalista mexicano tocou na possibilidade de ter um personagem latino americano em ZZZ, e Zheyu Li logo se revelou muito empolgado pela ideia.
O produtor afirmou que a equipe é guiada por paixões e pelas sensibilidades da própria cultura, mas que têm muito interesse em conhecer mais sobre os jogadores e realidades do outro lado do mundo:
“Fico feliz que você trouxe essa pergunta porque criar personagens variados sempre foi o nosso objetivo, mas nossas criações são baseadas no que vimos e aprendemos até agora. Então estamos atentos para aprender com vocês! Assim, um dia, vocês podem compartilhar suas ideias sobre o que pode representar a América Latina e o que é divertido para vocês, ou quem sabe um dia eu posso fazer uma visita ao continente.”
Com o game prestes a ser lançado gratuitamente no PC e mobile, com opções de texto em português brasileiro e espanhol latino-americano, é certo que a enorme base de fãs da HoYoverse na região abraçará o novo título. Quem sabe isso não incentiva uma visita dos desenvolvedores chineses ao continente? Assim, poderemos enfim ver um personagem inspirado por nossa cultura dar as caras no game chinês.
Zenless Zone Zero chega gratuitamente em 4 de julho ao PC, Android, iOS e PlayStation 5. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.