Por mais que a HoYoverse não fosse um estúdio novo quando lançou Genshin Impact em 2020, é certo que foi esse sucesso gigantesco que o colocou no mapa mundial. Quatro anos depois, a desenvolvedora chinesa continua expandindo e aperfeiçoando o título, mas não se contentou em ter apenas um hit: em 2023, emplacou novamente com Honkai: Star Rail e, em 2024, tenta lançar uma franquia inédita com Zenless Zone Zero.
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Ainda que o estúdio dê tudo de si em todos os projetos, parece que há algo de especial no deste ano. É essa a sensação que ficou quando a HoYoverse convocou cerca de 40 jornalistas do mundo todo — incluindo o NerdBunker — para um evento em Singapura, para conhecer o game e conversar com os responsáveis. Por lá, Wenyi Jin, a presidente de publicação global da casa, já demonstrou as altas expectativas do estúdio logo no evento de abertura, quando declarou, sem rodeios, que Zenless Zone Zero é “o jogo mais importante da HoYoverse”.
Ao longo de dois dias, tentamos descobrir o por quê. De cara, a resposta é simples: tudo é muito estiloso e frenético, com jogabilidade de game de ação e visual de anime cyberpunk, moldado tanto por Devil May Cry quanto pela cultura urbana dos anos 1990 e 2000. Mas, uma parte mais profunda da resposta parece estar nos bastidores.
Em entrevista com o produtor Zheyu Li, pudemos aprender sobre como a HoYoverse toca seus vários projetos. ZZZ entrou oficialmente em produção a partir de 2020, mas o desenvolvedor revelou que, anos antes, uma pequena equipe se dedicou a criar uma demonstração das mecânicas, por volta de 2018 ou 2019: “A fase de protótipo para projeto foi longa, em que tentamos garantir que era divertido de jogar, que as mecânicas de combate eram interessantes, e que a ação tinha impacto”, falou Li.
“Assim, quando 2020 chegou, começamos a explorar o estilo artístico, e fomos expandindo a partir disso”, continuou. “No início, focamos em aperfeiçoar o combate e garantir uma boa experiência para os jogadores, e então nos dedicamos ao visual e apresentação. Depois, o foco foi a jogabilidade, com discussões entre a equipe sobre como conquistar um bom gameplay, e então foi a vez da música.”

Zheyu Li afirma que não há “muitas interações com os outros jogos” e que ZZZ é uma franquia independente das demais, o que garante que cada time pode focar em atingir ambiciosas metas próprias. De quebra, tudo acaba sendo concluído mais ou menos na mesma época:
“Nossa equipe busca os mesmos objetivos e tem a mesma mentalidade, além de ser formada por excelentes artistas e desenvolvedores. Temos bom entrosamento no time, com bastante colaboração e reconhecimento de esforços individuais. Alguns games acabam sendo desenvolvidos um por vez. No nosso caso, começamos vários em paralelo. Assim, mesmo que alguns projetos demorem mais e peçam mais tempo de polimento, não precisamos baixar nosso padrão de qualidade.”
Dessa forma, se Zenless Zone Zero cair nas graças do público, será o terceiro grande acerto do estúdio em quatro anos — um feito impressionante na época em que os ciclos de desenvolvimento estão cada vez mais longos, e que muitos estúdios brigam para emplacar títulos em um cenário cada vez mais populoso.
O novo jogo, por sua vez, parece bem encaminhado, tendo conquistado 40 milhões de pré-registros nas plataformas mobile, o que garante uma vasta base de jogadores antes mesmo do lançamento. Na inundação de Jogos como Serviço e infinitas outras opções de lazer, a HoYoverse nada de braçada.
Moldado pelo amor

O jogo, afinal, é moldado por uma de suas paixões: jogos de ação de todos os tipos. Na apresentação de abertura, ainda que impactado pela pequena multidão de jornalistas do mundo todo, o produtor pegou o microfone e declarou: “Gosto de jogar games de ação, e é uma benção criar jogos que eu gosto.”
Ao longo da entrevista, conduzida pelo NerdBunker ao lado de demais representantes da América Latina, o tópico das influências voltou em várias ocasiões. Devil May Cry, claro, é uma das principais inspirações para o combate frenético, mas Li credita Street Fighter como outra base do projeto:
“Street Fighter me inspirou pelo impacto visual da ação, e pela forma que as regras são apresentadas ao jogador. É um game de alta qualidade que me trouxe vários ensinamentos, já que o jogo há tanto tempo, e isso me fez refletir sobre como atrair jogadores para games mais hardcore. Você quer que os jogadores tenham uma suave curva de aprendizado para eventualmente amarem jogos do tipo.
Em Street Fighter, o que realmente importa é o impacto da ação, o que tentei incorporar em ZZZ. O game de luta responde aos comandos do jogador em todos os frames, então nós também tentamos transmitir feedback em todos os frames de animação e movimento. É um processo bem complicado.”
Por todos, para todos

Apesar de assumir as rédeas de ZZZ, Zheyu Li sempre evidencia que o game é um esforço coletivo, e que seu papel é escutar tanto os demais desenvolvedores quanto os jogadores. O novo título já teve vários testes beta, e grande parte do feedback foi incorporado no final. Segundo Li, o papel da comunidade é essencial, ainda que boa parte das ideias parta do time de desenvolvimento:
“Com os feedbacks recebidos nos testes beta, fizemos mudanças na estrutura e na dificuldade, e ainda estamos implementando correções apontadas no terceiro teste beta fechado, que já foi encerrado.Minhas respostas dão a entender que focamos no feedback negativo mas, na verdade, recebemos muitos comentários positivos. Porém, penso que é melhor olhar para as reclamações, para descobrirmos como melhorar ainda mais o jogo.”
Uma vantagem de seguir o bonde de Genshin Impact e Honkai: Star Rail é justamente já ter uma enorme base de fãs garantida, mas o produtor acredita que o projeto inédito vai conversar até com quem não joga os outros títulos da casa: “Cada projeto tem diferentes apelos”, garantiu. “Quem não joga Honkai: Star Rail, por exemplo, pode gostar de jogos de ação, e quem não joga Genshin Impact pode não ser fã de jogos de mundo aberto — e meu game pode atrair esses dois públicos. Mas não acho que isso é importante, e sim que o jogo tem qualidades únicas.”
No fim das contas, Zenless Zone Zero tem tudo para ser mais um sucesso do estúdio chinês, combinando jogabilidade viciante com muito estilo. O produtor se mostra bastante confiante no trabalho que fez ao lado da equipe, e acredita que será uma adição original ao portfólio da HoYoverse.
Quanto às discussões maiores, como a adesão do público mobile a um game de combate intenso, ou então as polêmicas ao redor da monetização de jogos gacha, Zheyu Li se diz tranquilo: “Acredito que sou sortudo por poder ignorar essas percepções para me concentrar na diversão e em como demonstrar o charme dos games de ação”, afirmou. “Pessoalmente, prefiro que os jogadores decidam se é algo para eles ou não.”
Zenless Zone Zero chega de graça ao PC, PlayStation 5, Android e iOS em 4 de julho.
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