Após semanas de rumores, a chefia do Xbox se reuniu em um podcast oficial para discutir o futuro dos exclusivos da marca — e as coisas são um pouco diferentes do que a internet acreditava. Para início, serão apenas quatro jogos que serão lançados para outras plataformas.
- Xbox revelará novo console no fim do ano, diz Phil Spencer
- Diablo IV chega ao catálogo do Game Pass em março
Phil Spencer, o chefão do Xbox, começou esclarecendo que não é uma mudança de curso, ou seja: não é uma regra que agora todos os jogos serão lançados para PlayStation 5 e Nintendo Switch. O executivo não deu o nome dos títulos, mas garantiu que Starfield e Indiana Jones e o Grande Círculo não estão nessa lista.
Os nomes serão revelados mais para frente, mas é esperado que os quatro títulos sejam Sea of Thieves, Grounded, Hi-Fi Rush e Pentiment. São apenas rumores, claro, mas batem com a descrição levantada pelo executivo: dois jogos focados em online, que se beneficiam de mais jogadores, e dois títulos com potencial de franquia, que merecem ser descobertos por mais gente.
O critério de escolha são jogos que foram lançados há mais de um ano, fortemente embasados em comunidades e modos online, e franquias que o Xbox quer que cresçam. Spencer afirmou que o objetivo é sim aumentar os lucros e a base de jogadores para poder permitir mais investimentos, seja com conteúdo inédito ou sequências.
Nas palavras do executivo, isso não é sinal de nenhuma grande mudança:
“São apenas quatro jogos, e nenhuma promessa além disso. Se você está em outras plataformas e acha que isso é um sinal de que tem mais coisas vindo, não é. Não há nenhuma mudança fundamental em como pensamos no conceito de exclusividade.”
Ao longo da conversa, Spencer e os demais executivos discutiram como a estratégia da Microsoft há anos é sobre enxergar além do console, levando em conta outros sistemas, como o PC e o mobile. O trio também falou sobre as experiências que permanecem únicas desse ecossistema, como o Game Pass, que continuará exclusivo do Xbox. Isso contraria rumores de que o serviço pudesse dar as caras em outras plataformas.
No papo, os executivos reforçaram o compromisso com a compatibilidade de biblioteca, afirmando que poder acessar títulos antigos, com cross-save e afins, segue sendo importante para a Microsoft. No mais, foi citado que há planos de lançar mais dispositivos, o que enterra a possibilidade de que Xbox vivaria meramente uma publisher.
Tanto o podcast quanto a postagem no Xbox Wire, site oficial da marca, reforçam o compromisso na produção de hardware. "Xbox ainda vai existir por muito tempo, e esperamos que você se junte a nós nesta jornada", garantiu o site oficial.
Apesar do surto da internet, no fim das contas é uma abordagem muito parecida com a da Sony, que também planeja expandir seus títulos além do console, especialmente após o sucesso de Helldivers 2 no PC. Assim, tudo continua mais ou menos igual, salvo por quatro títulos que vão se aventurar em outros mares.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: Podcast oficial do Xbox | Xbox Wire