Como o próprio título indica, Weird West é um novo jogo que se passa em um Velho Oeste misterioso, onde coisas estranhas podem (ou não) acontecer. Isso dependerá das escolhas que você fizer.
Trata-se de um RPG de ação, em que a liberdade é a principal regra, prometendo uma experiência de simulação imersiva — na qual as escolhas e as ações do jogador afetam a narrativa e o gameplay — com um toque mais clássico de RPGs antigos.
O projeto é uma criação da Wolfeye Studios, um novo estúdio fundado por Raphael Colantonio, cocriador de Dishonored e Prey, e Julien Roby, ex-produtor executivo da Arkane Studios.
Além da dupla, a equipe é formada por outros 13 ex-desenvolvedores da Arkane, que trabalharam nas mesmas franquias.
E, a convite da Devolver Digital, participamos de uma apresentação fechada e um bate-papo com o estúdio para entender melhor o que esperar do novo jogo.
Um Velho Oeste sobrenatural para explorar
Com um estilo visual cartunesco, Weird West é um jogo de mundo semiaberto, com exploração não linear entre cenários, elementos sobrenaturais e bastante texto.
O jogador controlará cinco personagens diferentes, sendo que cada um terá sua própria história — que vai se desenrolar com as escolhas de quem está com o controle em mãos.
A ideia é que, além da escolha de diálogos, ações feitas no gameplay também reflitam na narrativa e no mundo de Weird West. Por exemplo, matar um NPC suspeito pode render espólios (e desencadear uma vingança atrás de você mais tarde), mas poupá-lo poderia ter aberto uma linha de missões secundárias. É preciso pensar antes de apertar o gatilho!
Mas não se assuste, porque os desenvolvedores garantem que não existem escolhas certas ou erradas neste universo, então não será uma experiência punitiva, sejam quais forem suas decisões.

Ao explicar o que é Weird West, uma vez que o título mistura vários gêneros, o estúdio o descreveu como “algo entre Skyrim e Arx Fatalis”. Mas não se engane! O DNA do projeto ainda é mais inspirado em RPGs antigos, o que resultou em uma câmera isométrica e um combate simples em sua fórmula.
Para os confrontos, os jogadores podem usar armas de fogo, arco e flecha, dinamite e interações no cenários (como barris explosivos), além de usar movimentação e posicionamento como estratégias. Mas também é possível ser furtivo e usar o ambiente para se esconder, derrotando ou simplesmente evitando inimigos.
Há ainda habilidades e equipamentos que dão vantagens e prometem dar uma agitada no gameplay durante o jogo.

Com uma premissa desafiadora e uma jogabilidade simples, porém viciante, Weird West é um daqueles jogos que são bem mais profundos do que parecem à primeira vista.
E, depois de conferir mais de 50 minutos sobre o título, eu mal posso esperar para ver o que me aguarda nesse Velho Oeste nada comum.
Weird West será lançado em algum momento de 2021 para PC.